sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Antes de Santiago de Compostela, caminho até Romaria MG

Antes de fazer minha viagem até a Espanha e caminhar cerca de 900km, vou fazer mais uma vez o caminho de Uberlândia a Água Suja (Romaria) no Triângulo Mineiro.

Da casa de meus pais até o Santuário de N. Sra. da Abadia de Água Suja são cerca de 85km.

Viajarei para Uberlândia na próxima semana (quarta à noite) e pretendo pegar a estrada na sexta-feira, 8 de agosto pela manhã.

Sempre fico ansioso por começar a romaria, por mais que sofra muito para completar o caminho andando sem parar por cerca de 20 horas.

Veja aqui o histórico do santuário e dessa peregrinação:

Histórico do Santuário

1867 – “O descobrimento de diamantes no córrego de Água Suja deu origem ao povoado de mesmo nome.” (Pe. Primo Maria Vieira)

1870 – “Joaquim Perfeito Alves Ribeiro, em companhia do viajante Custódio da Costa Guimarães, faz a aquisição da imagem de Nossa Senhora da Abadia; Esta meiga e linda Imagem, personificando a Virgem, Por todos aclamada e a todos abençoando, entra triunfalmente neste povoado.” (Pe. Primo Maria Vieira)

Daí começaram as romarias.
A pé, a cavalo, de carro de boi... de automóvel, caminhão, ônibus...
“ Quem uma vez veio a este Santuário assistir aos festejos, nunca mais deixou de vir.” (Pe. Primo Maria Viera)

1872 – 19 de julho: foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja. Até 1899, os padres da diocese de Goiás, tomaram conta de Água Suja.

Em 1899 – Chegaram os padres agostinianos, vindos da Espanha. Ficaram até 1916.
1916 – Padre Primo Maria Vieira nascido em Portugal, foi pároco até 1922. Escreveu a “Monografia da Paróquia e Santuário Episcopal de Nossa Senha da Abadia de Água Suja”. É a nossa história do período de 1870 a 1920.

1925 – Chegaram os padres dos Sagrados Corações, vindos da Holanda, tendo à frente Padre Eustáquio; Ficaram até 31 de março de 1991.

1926 – O atual santuário, escolhido pela Mãe de Deus para nele distribuir graças e favores, foi iniciado por Padre Eustáquio. Mutirões de carros de bois ajuda dos romeiros e devotos; O deixaram pronto em maio de 1975.

1994 - Monsenhor Primo Vieira, nascido em Romaria (11/06/1919), sobrinho de Pe. Primo Maria Vieira, padre da diocese de Santos, terminou o livro “Nossa Senhora da Abadia – A História de uma devoção”. Faleceu em Portugal em 22/07/1994.

2001 – 30 de dezembro: A ACADEMIA SENHORA DA ABADIA (ASA), quer com carinho cuidar dessa nossa história.

Santuário Nossa Senhora da Abadia de Água Suja – Romaria - MG

FONTE: www.senhoradabadia.com.br

Nenhum comentário: