quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira: frases selecionadas




- Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. (livro dos conselhos)

- É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade.

- Quantos cegos serão precisos para fazer uma cegueira.

- Se queres ser cego, sê-lo-ás.

- O medo cega.

- O medo cega... são palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos.

- Alguns irão odiar-te por veres, não creias que a cegueira nos tornou melhores, Também não nos tornou piores.

- A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.

- Água mole em brasa viva tanto dá até que apaga, a rima que a ponha outro.

- A força e a natureza das circunstâncias influem muito no léxico.

- Mas quando a aflição aperta, quando o corpo se nos desmanda de dor e angústia, então é que se vê o animalzinho que somos.

- Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.

- É que vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos.

- Costuma-se até dizer que não há cegueiras, mas cegos, quando a experiência dos tempos não tem feito outra coisa que dizer-nos que não há cegos, mas cegueiras.

- Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.


Bibliografia:

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Companhia das Letras. 24º reimpressão, 2002.


12 comentários:

Anônimo disse...

Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.


Podem-me explicar melhor esta citação por favor.

William Mendes disse...

Olá leitor, tudo bem?

Para além da estória contida na obra, há nela toda uma crítica ao mundo contemporâneo e à sociedade humana em que vivemos.

Esta é uma das dezenas de frases ácidas contidas no "Ensaio" sobre a cegueira em que nós vivemos diariamente.

Com todo o conhecimento acumulado pelo ser humano disponível hoje na rede mundial, estamos cada vez menos inteligentes.

Tudo virou acúmulo de informação e ninguém pensa sobre ela, só a detém, mas não sabe o que fazer com ela.

Estamos acabando com o planeta em que vivemos, o único no universo com condições de abrigar vida e não enxergamos isso e mudamos o rumo de nosso destino.

Estamos cegos, mesmo vendo com esses nossos olhos, estamos vendo e não estamos enxergando o que estamos fazendo e pra onde estamos indo.

O livro é uma metáfora sobre isso.

Abraços,

Anônimo disse...

Muito bom ! Ajudou bastante .

Mafalda disse...

Saramago era um génio! E quem não tem capacidade para atingir isso, chama-o de louco. Sabem de nada esses inocentes...

JOHNNY disse...

Alienacao

Anônimo disse...

É um diálogo. Saramago usa vírgula no lugal do ponto final. Cada letra maiúscula marca o início de uma frase do diálogo. Simples. Saramago escreve assim.

Unknown disse...

E so olhar o Brasil hoje... Na iminência de eleger um fascista, todas as provas na cara e a maioria não vê. São cegos que vendo não vêem.

Unknown disse...

Ruim 0,25

Anônimo disse...

Mais um velho comunista que tentava de todas as formas corroer a cultura ocidental, a superior cultura, com seus textos semi-analfabetos onde sentimos a falta de simples pontuações, cegos são os que vêem um gênio por trás destas obras... pobres os que se prendem ao ateísmo e à ignorância, aplaudem Saramago e seus amigos comunistas. Destorcem a imagem de Deus e da santa igreja católica, fazem o errado parecer certo aos cegos olhos dos frouxos , mas os que vêem sabem de sua natureza pútrida. Aus_FiulipsANCAP

William Mendes disse...

Comentário sobre o que escreveu o leitor Aus_FiulipsANCAP:

Este blog é democrático e quando não há agressão com ofensas criminosas ou palavras que não queremos aqui, eu libero os comentários de opinião. Eu discordo da opinião do leitor, mas respeito ela. Só uma observação: seria de bom tom que o leitor que fosse fazer críticas sobre a linguagem de Saramago, ao menos se atentasse às regras da norma padrão da língua na qual está escrevendo. Básico, né!

Gustavo Mota disse...

Aus_FiulipsANCAP, vale ressaltar que Saramago e português então o seu livro e escrito em português de Portugal, Também vale ressaltar que a pontuação errada e proposital, uma vez que no mesmo paragrafo pode ter uma narração e um dialogo, essa forma de escrita força que prestemos mais atenção para saber se e algum personagem que fala ou e só narração.
Também não gosto do comunismo, mas a opinião politica de alguém, não deve influenciar a visão que temos sobre o trabalho de uma pessoa. Não e por que um medico especialista que vai cuidar de minha doença, pense politicamente diferente de mim, que vou deixar de fazer a consulta com ele. Inclusive em momento algum o livro citou comunismo ou ateísmo.
E por fim, com esse livro Saramago ganhou o Nobel da literatura, sendo o único altor na língua portuguesa a ter esse feito. Se quem aprecia essa obra são cegos, então quer dizer que os maiores gênios da historia são cegos, e o Nobel deveria virar uma espécie de "Darwin Awards".

Anônimo disse...

Comentário sobre o que escreveu o leitor Aus_FiulipsANCAP

Vale lembrar que Saramago e português então o seu livro foi escrito em português de Portugal. A pontuação errada e proposital, uma vez que no mesmo paragrafo pode ter uma narração, um dialogo e uma opinião do autor, você precisa prestar mais atenção para saber o que é dialogo e o que não é, forçando o leitor a ler com mais cuidado.
Não gosto do comunismo e também sou religioso, mas a opinião politica de uma pessoa ,não deve alterar a visão que temos de seu trabalho. Se um dia eu tivesse doente e precisando de um medico especialista, eu não deixaria de consultar com ele por ele pensar politicamente diferente, ou ter uma religião diferente da minha.
E por fim, Saramago com esse livro ganhou o Nobel da literatura, sendo assim o único ator em língua portuguesa a conseguir esse feito. Se quem admira essa obra está cego, então o Nobel não vale nada, e deveria passar a ser igual o "Darwin Awards"(Troféu dado para as pessoas mais burras do ano). Por que os maiores gênios da historia, que uma vez ganharam o Nobel, são na verdade burros.