quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Refeição Cultural 38 - Simbolismo

Literatura Portuguesa IV - Poesia Simbolista

1-Conceito de simbolismo europeu. Simbolismo na literatura francesa: Baudelaire, Rimbaud, Verlaine e Mallarmé. Simbolismo e decadentismo. Dandismo fin-de-siècle.

Ao avaliar meus conhecimentos práticos e imediatos acerca do movimento simbolista, desde o conceito do que seja até o conhecimento de seus principais representantes, posso afirmar com tristeza que ainda não sei nada. Sou um ignorante no tema!

Além de não ter conseguido ler praticamente nada da bibliografia básica do curso, estive ausente das aulas por cerca de dois meses, período em que estive em um curso da OIT na Itália e Espanha sobre a crise mundial e os reflexos para os trabalhadores. Depois disso, estive na coordenação de um dos complexos do Banco do Brasil em São Paulo durante a greve dos bancários deste ano, que durou quinze dias para os bancos em geral.

Este dilema de ser sindicalista e estudante de Letras da Usp me perseguiu desde 2002, quando fui eleito diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. A partir de então, foi natural que eu buscasse me dedicar mais ao sindicato e aos trabalhadores do que ao curso de Letras. Posso afirmar que foi minha natureza que determinou esta tendência de escolha de prioridade.

Bom, vendo agora o programa da matéria de Literatura Portuguesa do semestre, faltando uma aula para terminar o curso e um trabalho a entregar, percebo o meu total fracasso no desejo que alimentei em ser professor de Letras - "um acadêmico".

Vamos ligar o computador - após o apagão de horas e horas da última noite em 18 estados do País - então, vamos à internet - que é útil quando bem aproveitada - consultar no wikipédia (What I Know Is...) o que tem sobre este primeiro item do programa - Simbolismo Europeu, conceito e autores franceses.

Nenhum comentário: