quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Entendi o muro de Berlim - existia antes de subir e cair

Estou impressionado com a minha ignorância a respeito das alemanhas e do muro de Berlim!

Será que eu fui um péssimo aluno na escola fundamental ou seria o ensino escolar que não foi feito para as crianças e jovens aprenderem de verdade?

Ou será que nosso cérebro jovem não teria a natureza para focar tais conhecimentos abstratos e fosse, ao contrário, somente uma máquina encharcada de hormônios e sangue e oxigênio cuja atenção básica seria aquela do instinto animal de buscar-se o prazer dos sentidos em tempo integral?

Deve ser uma mistura disso tudo.

Peguei para ler um caderno de jornal sobre os 10 anos da queda do muro de Berlim (Folha, de 1999) - desses que sempre guardo para ler e nunca leio e já acumulo zilhões pelos cantos do apa(e)rtamento.

Tudo no texto é interessante! Desde o conhecimento histórico presente na recapitulação que a matéria faz sobre o fato dez anos antes (1989), até a observação do "quem está falando" - os clássicos definidores do ato de enunciação textual - eu, aqui, agora. Ou seja, quem fala é a Folha de S. Paulo, de novembro de 1999, no auge do neoliberalismo pró-Estado mínimo e contra direitos sociais públicos, no Brasil privatizante do PSDB/DEM de FHC...

Tá bom, sem mais esclarecimentos!

DESCOBRI O MURO DE BERLIM QUE HAVIA ANTES DE SUBIR E CAIR

Lendo sobre "A Queda", dez anos depois de cair, agora em meus 40 anos, vinte anos depois d'A Queda, e sedento de ser menos ignorante, "descobri" como aquele muro foi parar no meio da Alemanha.

Eu nunca soube, quer dizer, todos sabem, até o mundo mineral, que o muro dividia mundos capitalista e comunista, mas eu não sabia como ele havia aparecido lá.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, com a invasão de Berlim pelas tropas aliadas e derrota dos nazistas, a Alemanha foi dividida em 4 zonas de ocupação pelos aliados - EUA, Reino Unido, França e URSS.

A parte norte ocidental ficou com o Reino Unido; a parte sul ocidental com a França; a parte sul oriental com os EUA e a parte norte oriental com a URSS.

Em 1949, EUA, França e Reino Unido se retiraram e essas áreas formaram a Alemanha Ocidental. O setor sob a esfera soviética passaria a ser a Alemanha Oriental.

Lá em 1961, o muro oficializaria a divisão daqueles dois mundos já existentes.


Então, eu não sabia...

Nenhum comentário: