segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Estudo de idiomas - francês

Eu estou indo bem no estudo do italiano. Acredito que no próximo semestre eu terei aprendido a ler e falar o básico do italiano.

Em relação ao inglês, terei que recuperar o que está guardado no arquivo cerebral e melhorá-lo para o inglês formal, mais diplomático.

Não posso reclamar de meu espanhol. É lógico que o nível diplomático exige aperfeiçoamento constante.

Quanto ao francês, vou dar-me o tempo necessário para ir ATÉ O FIM com todos os materiais que comprei. O projeto é que eu leia primeiro. Depois vou avançando para as outras 3 habilidades - falar, escrever e ouvir.

BONJOUR, BONSOIR, BONNE NUIT, JE M'APELLE WILLIAM, ENCHANTÉ (m), ENCHANTÉE (f)
AU REVOIR, A BIENTÔT, A DEMAIN, MERCI BEAUCOUP

LES RELATIONS
LE GRAND-PÈRE, LE FRÈRE, LA SOEUR, LE PÈRE, LA MÈRE, LA GRAND-MÈRE, LE FILS, LA FILLE, LE MARI, LA FEMME, LA BELLE-SOEUR, LE BEAU-FRÈRE, LE DEMI-SOEUR, LE DEMI-FRÈRE, LES ENFANTS

NOUS SOMMES...

NUMÉROS: UN/UNE, DEUX, TROIS, QUATRE, CINQ, SIX, SEPT, HUIT, NEUF, DIX...

Presente do indicativo dos verbos ser e ter:

ÊTRE
JE SUIS
TU ES
IL EST
ELLE EST
NOUS SOMMES
VOUS ÊTES
ILS SONT
ELLES SONT

AVOIR
J'AI
TU AS
IL A
ELLE A
NOUS AVONS
VOUS AVEZ
ILS ONT
ELLES ONT

Aos poucos, vou identificando estruturas em frases francesas. Por exemplo, essas tiradas do Le Monde Diplomatique 21.12.09:

Qui sommes-nous ?
Le Monde diplomatique, un journal d’actualités internationales engagé

Amis du Diplo
Lecteurs, rejoignez l’Association des « Amis » du Monde diplomatique !

Nenhum comentário: