quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOVILÍNGUA CRIADA PELO PIG NA GESTÃO LULA/PT: quando a linguagem é usada para destruir

Foto de William Mendes: fev/2010 (ao fundo, meu pangassius).
(Atualizado em 3/6/10)

"O nazismo se embrenhou na carne e no sangue das massas por meio de palavras, expressões e frases impostas pela repetição, milhares de vezes, e aceitas inconsciente e mecanicamente" (Victor klemperer)

(Lembrei-me dos termos criados pela oposição e pela midiaelite - PIG - no período da crise em 2005 e que estarão muito presentes em 2010. Se tornaram comuns os chavões "mensalão", "petismo", "petralhas", "lulla", "república dos sindicalistas", "CUT pelega", "CUT chapa branca" e outras construções para "acabar com essa raça por uns 30 anos" como disse um ex-senador da direita)

É PRECISO VENCER A IMAGEM DESVIRTUADA CRIADA PELA ELITE GOLPISTA EM 2005 sobre o PT e a CUT e que afeta ainda hoje a militância espalhada pelo país.

Eu insisto: usem diariamente a marca CUT e a estrela do PT, além da camisa do clube de futebol e da marca do jacarezinho (que ninguém deixa de usar mesmo).

Este BRASIL QUE AVANÇA como "nunca antes na história deste país" é fruto do projeto da classe trabalhadora, projeto gestado principalmente através da CUT e do PT desde os anos 80!

Nós temos que TER ORGULHO do que somos e não continuar aceitando a construção imbecil do PIG de que ser PETISTA ou SINDICALISTA ou CUTISTA seja algo ruim, pelo contrário. O PT e a CUT têm lado - ESTAMOS DO LADO DA CLASSE TRABALHADORA - e contra os patrões e a elite conservadora e golpista.

Estou lendo um livro LTI, a linguagem do Terceiro Reich - de Victor Klemperer, sobre a linguagem criada pelo nazismo e o efeito dela sobre os alemães durante o período de 1933 a 1945 e no pós-guerra. Estou me lembrando de vários filmes ou livros que falam sobre a questão da dominação imposta através da linguagem, no caso, linguagem visual ou linguística.

No filme Arquitetura da destruição, por exemplo, existem imagens das propagandas nazistas pregando contra os judeus e ficamos enojados quando as vemos. Mas isso continua tão comum e tão contemporâneo hoje quanto o foi desde que se passaram a usar os veículos de comunicação de massa do século XIX para o XX. São vários os exemplos TOTALITÁRIOS do uso dos meios de comunicação, tanto à esquerda, ao centro, ou à direita.

A dominação pelo uso dos meios de comunicação foi usada por Hitler no nazismo, como também o foi no fascismo, no stalinismo, no macarthismo da "democracia americana", nas ditaduras militares do Brasil e demais países latino-americanos. A própria REDE GLOBO NASCEU ACOBERTANDO A DITADURA. O GRUPO FOLHA cedia seus carros para SEQUESTRAR MILITANTES CONTRÁRIOS AO REGIME DE EXCEÇÃO DA DITADURA e por aí vai.

A minha lembrança DA CRISE DE 2005 é clara e cristalina quando recordo o PIG - Partido da Imprensa Golpista - tentando derrubar o governo Lula e massacrando diariamente EM UNÍSSONO o governo e o PT - Partido dos Trabalhadores - e a CUT - Central Única dos Trabalhadores.

Foram meses e meses em que todos os militantes sofriam diariamente só de pensarem nas capas que seriam criadas em todos os jornais e revistas semanais com mentiras e afirmações estapafúrdias e sem nenhuma prova factual, criadas sob medida para derrubar o governo do metalúrgico Lula da Silva, sindicalista CUTista e petista, legitimamente eleito pelo povo brasileiro. Foram campanhas golpistas como as que o PIG fizera outras vezes no século XX.

Aqueles donos do poder - os Frias do Grupo Folha, os Mesquitas do Grupo Estado, os Marinhos das Organizações Globo, os Civita do Grupo Abril e os coronéis que detêm TODOS os meios de comunicação regionais - criaram formas de ATAQUES CONCATENADOS E ORGANIZADOS contra o PT, a CUT e o GOVERNO LULA, ataques insuportáveis, que deixam sequelas na militância até hoje, INFELIZMENTE.

O BRASIL DE HOJE É FRUTO DE NOSSO PROJETO CUTISTA E PETISTA

-o maior salário mínimo da história
-mais servidores públicos concursados em todas as áreas
-mais vagas em educação pública em todos os níveis
-forte combate à corrupção
-respeito às instituições da democracia
-foco principal do Governo Federal nas classes mais humildes
-maior programa de inclusão social do mundo
-espaço para negociação com todos os segmentos da sociedade: sindicatos, associações, grupos temáticos

É por isso que estou em franca missão, desde o final de 2009, para que meus companheiros militantes, tanto CUTISTAS quanto PETISTAS, passem a brilhar a ESTRELA DO PT no peito e a MARCA CUT todos os dias do ano de 2010.

Como secretário de formação sindical dos bancários, convoco também nossos sindicatos a realizarem ações sindicais CUTistas todos os dias, estando NA BASE e ORGANIZANDO os trabalhadores para LUTAREM por MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIOS.

A CUT não é “movimento” nem é “panfletária”.

A CUT É SINDICAL, nós temos que organizar a classe trabalhadora e trazer conquistas arrancadas na mobilização!

SOMOS FORTES, SOMOS CUT!

William Mendes, sec. form. Contraf-CUT

3 comentários:

Anônimo disse...

George Orwell, que cunhou o termo Novilíngua em seu 1984, acharia graça de ver termos do movimento sindical bancário cutista que, tempos atrás, tucanou a perda salarial, e passou a tratá-la como "resíduo inflacionário", termo que seguramente o autor do artiguete usou sobejamente. O mesmo movimento sindical que trocou bovinamente a palavra rotatividade por "Turnover" tão colonialmente utilizada por banqueiros e afins.
PS. Sou cutista e petista, tá? Vai me mandar pra Sibéria?

Anônimo disse...

Sr William Mendes, sua proposta de organização da classe trabalhadora, é apenas para melhorar salários e condições de trabalho?
Acho que a categoria social de Classe Trabalhadora que vc está a se referir não é a mesma a que Karl Marx se referia já no séc. XIX.
Vejo que as idéias neoliberais invadiu também o mundinho infantilizado de alguns sindicalistas despreparados.
A pior forma de alienação é aquela em que o sujeito se imagina de esquerda, sem ter consciência de que reproduz um mesmo e surrado discurso e uma mesma e surrada prática conservadora do status quo.
Todavia, vc parece ter boas intenções. Um dia aprende.
Sobre sua insinuação sobre as roupas com Jacarezinho(lacoste) e sua sugestão de uso ostensivo de camisetas do PT e da CUT, é de uma babaquice tão grande que até dispensa comentários. Lamentável.

William Mendes disse...

Sr. anônimo, como vai? Estou sempre a disposição para um bom debate, até com pessoas do seu nível de conhecimento, esquerdice e intelectualidade. MAS, você precisa ter um nome, ser alguém, ter um rosto - se for alguém que me conhece, melhor ainda - para fazermos debates e você me ensinar algo do alto de sua sabedoria. Quando você deixar de ser ninguém (anônimo) e for alguém - talvez um sábio-, a gente debate as minhas babaquices. NÃO SE PREOCUPE quanto à Sibéria, pois sou defensor do SOCIALISMO e da DEMOCRACIA, e no formato de mundo que eu acredito e luto por ele, você pode falar as bobagens que quiser sem ir para a Sibéria compulsoriamente. Desejo-lhe paz e boa saúde!