quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A praga do bacharelismo!!


Fortaleza dos Reis Magos, Natal (RN), fev/10

Refeição Cultural

Leitura de Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda 

Capitulo 6 - NOVOS TEMPOS 

- Finis operantis 
- O sentido do bacharelismo 
- Como se pode explicar o bom êxito dos positivistas 
- As origens da democracia no Brasil: um mal-entendido 
- Etos e eros. Nossos românticos 
- Apego bizantino aos livros 
- A miragem da alfabetização 
- O desencanto da realidade 

Algumas palavras-chave escolhidas por mim no início do texto: 

- "Aptidão para o social" (?): aqui é diferente de ordem coletiva 
- apego ao personalismo 
- somos avessos às atividades motoras e monótonas 
- nossos "intelectuais" sustentam convicções díspares 
- apego a palavras bonitas e argumentos sedutores (só!) 

A PRAGA DO BACHARELISMO!! 

É fácil compreender o preconceito contra o presidente da república do Brasil (Lula) - um torneiro mecânico de origem - quando se lê o capítulo "Novos Tempos" de Raízes do Brasil

Nele, Sérgio Buarque nos explica a "Praga do bacharelismo", que também impera por aqui (ele cita os EUA em relação ao tema). 

Aliás, a tese também explica um pouco do porquê de as pessoas se formarem, pegarem o canudo e nunca exercerem a profissão. 

"Ainda hoje (1936) são raros, no Brasil, os médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, professores, funcionários que se limitem a ser homens de sua profissão". Esses profissionais não buscam a realização do trabalho em si senão a satisfação pessoal: finis operantis ao invés de finis operis." 

"Ocupar cinco ou seis cargos ao mesmo tempo e não exercer nenhum é coisa nada rara". 

As citações parecem feitas hoje (2010), mas são de uma obra de 1936. Veja outro caso abaixo: 

"As nossas academias diplomam todos os anos centenas de novos bacharéis, que só excepcionalmente farão uso, na vida prática, dos ensinamentos recebidos durante o curso". 

Sérgio Buarque fala um pouco da questão de Max Weber e a ética protestante. Compara a visão católica do trabalho - castigo divino e razão de sustento - com a visão protestante. Nesta, o trabalho tem uma função de "chamado" e "vocação" (Calling, beruf) e também uma função ascética mesmo para os bem posicionados na sociedade. 

No caso das colônias, a questão do prestígio do "bacharéu", mesmo que fosse de qualquer coisa, já era vício na Corte portuguesa. Uma carta de bacharéu era o caminho para o alto cargo público. 

Nesta praga do bacharelismo está também a questão do "personalismo": tão nosso, tão brasileiro. 

"De qualquer modo, ainda no vício do bacharelismo ostenta-se também nossa tendência para exaltar acima de tudo a personalidade individual como valor próprio, superior às contingências (...) O que importa salientar aqui é que a origem da sedução exercida pelas carreiras liberais vincula-se estreitamente ao nosso apego quase exclusivo aos valores da personalidade". (atualíssimo!!) 

O APEGO À FRASE PRONTA, LAPIDAR 

"O prestígio da palavra escrita, da frase lapidar, do pensamento inflexível, o horror ao vago, ao hesitante, ao fluido, que obrigam à colaboração, ao esforço e, por conseguinte, a certa dependência e mesmo abdicação da personalidade, têm determinado assiduamente nossa formação espiritual". 


Bibliografia: 

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. Companhia das Letras, 26ª edição, 27ª reimpressão 2007.

Nenhum comentário: