quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O GAROTO - Charles Chaplin (1921)



Cena clássica da história do cinema mudo. Chaplin e o garoto Jackie Coogan.

SINOPSE (da Coleção Folha)

O Garoto
Um bebê abandonado pela mãe desesperada é roubado e jogado num terreno baldio, onde é encontrado por Carlitos, que ganha a vida como vidraceiro meio trapaceiro. O menino cresce e se transforma em seu companheiro de malandragens. Um dia, porém, descobrem a paternidade ilegal, e a criança é levada para um orfanato. Juntos, eles escapam da lei e reencontram a mãe, agora uma cantora famosa. 


"O Garoto", feito em 1921, é o primeiro filme de longa metragem de Chaplin. Com uma equilibrada mistura de comédia e drama, o ator e diretor alcança um retrato incomparável das fragilidades humanas.

Título Original: The Kid
Ano: 1921
Duração: 50 min.
Gênero: Comédia
Cor: PB

Os vagabundos e a "autoridade" que mantém a "ordem" burguesa:
As pessoas de bem (bens) em boas casas e os sem-nada nas ruas.

COMENTÁRIO

Achei o filme belíssimo.

Existem características nos filmes mudos que são insuperáveis: a expressão e os gestos dos atores são fundamentais para o sucesso da mensagem artística.

Chamou a minha atenção de militante de esquerda lembrar o mundo estar na mesma situação após um século. Miséria e indiferença marcam as nossas sociedades há muito tempo e a construção ideológica a partir da classe dominante é de que isso é "natural" e as coisas são assim mesmo.

Todos os dias vejo ao meu redor no centro de São Paulo dezenas de Carlitos e garotos espalhados pelas praças e cambaleantes pelo efeito da fome ou das drogas. Ocupamos o mesmo espaço.

Qual o sentido da vida? O que é a natureza humana? A humanidade está melhorando enquanto bichos mamíferos de convívio social?

Gostaria que os finais das histórias reais fossem semelhantes às deste filme de Chaplin...

Nenhum comentário: