quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Refeição Cultural - ?


(atualizado em 18/11/12)

Quando iniciei este blog de cultura, tinha a intenção de digitar e partilhar todas as belas aulas de literatura que tive na Universidade de São Paulo. O desejo sempre foi o de escrever algo que fosse útil para as pessoas.

O tempo foi passando e eu nunca consegui sentar para reler e escrever decentemente as aulas de literatura brasileira, portuguesa, hispano-americana e espanhola. Apesar disso, nunca perdi o propósito de escrever algo de útil para as pessoas que acessam gratuitamente a rede mundial de computadores.

Ando refletindo, porém, sobre a validade do que escrevo e do tempo que gasto nisso. Ando refletindo sobre muita coisa, sobre a utilidade de muita coisa. Inclusive, se está valendo a pena tudo o que faço.

Também passei a usar o blog como um fichário das minhas leituras. As postagens poderiam ser úteis para alguém.

Eu tenho umas fixações meio idiotas. Gostaria de ler em ordem cronológica obras completas de um monte de autores. Gostaria que o mundo e as pessoas fossem menos ingratos. Gostaria de ser menos infeliz e achar algum contentamento na minha existência. Gostaria de ser um intelectual, mesmo que isso não servisse para nada, nem pra mim, nem pro mundo.

Meu tempo acabou. Não tenho tempo para mais nada. Se eu fizer tudo o que acho ideal para ser um bom secretário nacional de formação dos bancários e para ser um bom coordenador da comissão de empresa dos funcionários do Banco do Brasil, vinte e quatro horas diárias não seriam suficientes. Não seriam.

Mesmo não fazendo todos os planos que tenho para as duas áreas por falta de tempo, neste ano em que fui responsável por essas duas tarefas importantes, acredito ter feito um bom trabalho. Não adiantaria eu esperar reconhecimento por isso, pois no movimento social isso raramente existe.

Voltando à questão do blog e da rede mundial de informações. Será que eu não banalizei o blog?

Já tive conta no facebook e acabei encerrando ela no período da campanha nacional dos bancários porque eu não utilizava a ferramenta interativa como as pessoas vinculadas à sua conta esperam. Mal tive tempo de responder alguém que tenha deixado alguma mensagem.

Estava refletindo há pouco sobre as postagens que tenho feito neste blog há uns cinco anos e no outro sobre a categoria bancária. Se eu não tenho mais tempo de ler, estudar, refletir e ganhar conhecimento para depois escrever sobre ele e partilhar, pra que estou escrevendo?

Eu digo para mim mesmo que odeio exibicionismo e essa futilidade que virou o mundo onde as pessoas ficam postando o que fizeram ou a opinião que têm sobre qualquer coisa. Aliás, é um mundo de imbecilidades e vazios de conteúdo. Então, por que eu fiz mais de uma centena de postagens falando sobre minhas atividades físicas de corrida? Que merda!

A mesma coisa tem sido meu desejo de fazer comentários sobre filmes que assisto. Não estão mais tendo a profundidade que acho que colocava no início. Tem muita coisa boa escrita na rede mundial. Se não é para eu contribuir com algo que preste, o melhor seria eu realmente ficar calado e não escrever mais do mesmo. O mundo está entupido de bobagens e coisas ligeiras, sem profundidade.

No fundo é o nosso ego atuando, auto-idolatria. Só pode ser isso.

Acho que o correto seria eu dar uma maneirada nas publicações e só escrever quando achar que a postagem vai prestar para alguma coisa e contribuir para alguém em algum lugar.

E os contos do Machado de Assis? Será que devo seguir publicando com alguns destaques meus nas leituras? De novo, é essa fixação idiota que falei acima, de querer ser entendedor de alguma coisa, que me fez começar a ler os contos com destaques e às vezes comentários.

Sinceramente, se dependesse de como estou pensando nesse momento, eu deletaria uns trezentos posts desse blog e mais uns quinhentos do blog sobre a categoria bancária. Afinas de contas, parte do que publico lá já está em algum endereço de sindicato ou da confederação. Outro tanto de minha autoria, é para fatos momentâneos e depois perdem a utilidade.

Não sei, vou finalizar e pensar seriamente a respeito da utilidade de tudo o que ando fazendo. Utilidade para o mundo e para mim também.

Fim.


PS: Seguindo com minha reflexão sobre a utilidade do que escrevo, andei pensando que se tem alguma coisa que eu honestamente poderia contribuir para o mundo, seria contar um pouco dos dez anos que passei dentro do movimento sindical. 

Acredito que posso deixar algo sobre a minha prática sindical que valha a pena e possa contribuir para aquelas pessoas que estejam chegando para a organização e representação dos trabalhadores.

Não consigo mais tentar ler literatura enquanto não me dedicar exclusivamente nos próximos meses em acabar meu livro falando desses dez anos no movimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu acho que vc deve continuar com suas postagens sim. Sempre gostou de relatar vivências, opiniões e aprendizados. Vc sabe quantos acessos há em assuntos que vc posta em diversos assuntos. Hoje não é um bom dia para vc decidir se deve continuar escrevendo ou relatando algo que ache interessante. Vc sempre gostou de escrever, por isso continue a fazer coisas que lhe dão prazer. A vida é feita de pequenos momentos felizes e se isso sempre lhe trouxe um pouco de prazer, CONTINUE SIM........ Bjs/ NONI.