quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Férias na Praia Grande SP


Leitura, cervejinha, ócio... Colônia Sinpro SP.

REFEIÇÃO CULTURAL - FÉRIAS NA PRAIA GRANDE SP


Passamos seis dias na colônia de férias do Sinpro SP (Sindicato dos Professores) na cidade de Praia Grande SP.

Sempre que possível, dou um jeito de irmos lá. É um dos poucos lugares em que eu realmente consigo descansar quando viajo e quando não estou no trabalho e militância.

O lugar é simples, bem simples, e isso é o que me agrada. A comidinha é com sabor caseiro, são poucas vagas – no máximo 20 famílias – e a própria região da praia também é organizada.

Já fui a várias praias dessas bem conceituadas do Nordeste. Famosas e isso e aquilo. Certa vez, escrevi que não havia diferença alguma em estar em uma praia do Nordeste ou do Sul e estar nas praias da região de Praia Grande SP. Eu reafirmo o que sempre digo.

Foram dias de leitura, corridinhas e caminhadas na praia, cervejinha na piscina, dormir depois do almoço, passeio na feirinha de artesanato, ócio e não fazer nada com hora marcada, jogar conversa fora...

Para descansar, eu não troco passar uns dias na Colônia por nenhum pacote de viagem desses pomposos de trocentos mil reais.

Fui feliz! Pena que acabou!


Em homenagem à Praia Grande dos paulistas, segue o poema de Alberto Caieiro.



"O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.
O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele."

Alberto Caeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bem que lá na Colônia de Férias do Sinpro é uma delícia para descansar e passar uns dias. Mas dizer que o litoral do Nordeste e igual do Sul, visto o local que estavamos, Praia Grande. Me poupe né!!! Amo as praias que conheci no Nordeste e jamais compararia nenhuma com o do nosso litoral. São completamente diferentes, tanto na cor de suas águas, principalmente, quanto no pisar na areia, na brisa da tarde e a esplêndida paisagem. Amo São Paulo mas não troca em hipótese alguma as praias do Nordeste pelas nossas. Mas eu adoro passar esses agradáveis dias na Colônia do Sinpro com vc e nosso filhão. Bjão/Noni.