quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Home - Um alerta sobre a vida na Terra





Eu não havia assistido ao documentário Home quando ele foi lançado em 5 de junho de 2009. Acabei vendo hoje em casa e em férias.

Em primeiro lugar, as imagens do nosso Planeta são fascinantes. Em segundo lugar, fiquei muito incomodado ao longo das duas horas de filmagem pelas verdades expostas ali sobre o que estamos fazendo com o nosso mundo.

Tenho 43 anos de idade. Esse tempo é um átimo se comparado à vida no planeta e ao tempo gasto para a percepção de mudanças climáticas.

No entanto, não é brincadeira a mudança climática que eu percebi entre a infância e os dias de hoje. Na minha infância nos anos setenta havia padrão de tempo nas estações do ano. Havia sim. E hoje?

Se os dados que o filme e as pesquisas estão mostrando se confirmarem sobre o aquecimento global, ainda veremos nos próximos quarenta anos mudanças nunca imaginadas no clima para um período tão curto de tempo. Do tempo do Planeta, quero dizer.

Alguém consegue vislumbrar nas próximas décadas uma mudança substancial na causa principal da destruição do Planeta? A mudança do sistema capitalista e a criação de necessidades fúteis de consumo de quinquilharias em eterna substituição por um modelo acima a cada pequeno período de tempo?

Eu tenho o mesmo celular para trabalhar há uns 5 anos. Minha TV em casa ainda é de tubo. Minha geladeira tem mais de dez anos de uso. A máquina de lavar tem mais de 15 anos. Todos os produtos que falei funcionam normalmente para aquilo que foram feitos.

Nosso carro mil é de 2005 e ele nunca deu problema e serve perfeitamente para o que foi feito: levar e trazer as pessoas para os locais.

Eu praticamente uso minhas roupas até elas estragarem e isso demora muito.

Para não confundir as coisas, deixo claro que eu defendo que a classe trabalhadora tenha acesso a todas as maravilhas inventadas e construídas pelos humanos e pela própria classe trabalhadora. Mas isso não quer dizer que a cada mês seja preciso comprar o modelo posterior feito para desbaratar o anterior de qualquer coisa como computador, celular, carro etc.

Agora,  vai falar isso para as pessoas de hoje e para os jovens e crianças de amanhã!

É assustador pensar o que será de nosso mundo. Só consigo ver o mundo e as pessoas como aquele cenário do filme Wall-E.


Nenhum comentário: