sexta-feira, 19 de julho de 2013

LTI - A Linguagem do Terceiro Reich (Victor Klemperer)


"A língua conduz o meu sentimento, dirige a minha mente, de forma tão mais natural quanto mais inconscientemente eu me entregar a ela. O que acontece se a língua culta tiver sido constituída ou for portadora de elementos venenosos? Palavras podem ser como minúsculas doses de arsênico: são engolidas de maneira despercebida e aparentam ser inofensivas; passado um tempo, o efeito do veneno se faz notar"


Victor Klemperer, LTI



A apresentação do livro, feita pela tradutora Miriam Bettina Paulina Oelsner, é muito boa e nos instiga a ler o livro e compreender o poder e o efeito das técnicas de comunicação de massas utilizadas pelo Nazismo.

"Por meio de um estudo minucioso e metódico, Klemperer demonstra como o sentido dos conceitos foi sendo abandonado, de modo a empobrecê-los de propósito: o significado das palavras foi desvirtuado; o preparo físico foi valorizado em detrimento da capacidade intelectual; a camada social culta e instruída foi desvalorizada, estimulando o desinteresse cultural; o significado da palavra filosofia foi esvaziado por causa do perigo que o exercício do livre-pensar poderia suscitar" (p.17)

COMENTÁRIO

Sublinhei aquele trecho porque é exatamente o que virou o ser humano neste início de século XXI. Hoje o que vemos ao nosso redor são corpos tatuados, marombados ou magérrimos, sem a mínima aceitabilidade de uma ruga, uma mancha na pele, um cabelo que não seja liso (os negros que se virem!). Pensar hoje? Impossível. O máximo que se exige é ser "pescado" pelas homes com vídeos engraçados, com bundas, com mortes macabras, com denúncias muitas vezes vazias... e a pessoa retuíta, encaminha, curte, cutuca, ou comenta... e fica cada dia mais 'inteligente"!!!!


Sentidos semânticos foram mudados durante o Regime Nazista

Outro trecho da apresentação: "Outro exemplo é a palavra Heroismus [heroísmo], que deixa de ter um sentido de grandeza e abnegação para representar os que se entregavam de corpo e alma à ideologia nazista, os que matavam mais, os que obtinham mais medalhas nas competições esportivas, entre outros". (p.18)

E a tradutora Miriam Bettina finaliza a apresentação com um alerta muito, mas muito atual mesmo!

"Hoje, imersos em bombardeio de mensagens dos vários meios - eletrônicos, impressos, visuais, auditivos -, mais do que nunca é necessário analisar o discurso e suas mensagens subliminares". (p.26)


COMENTÁRIO FINAL

Quando vi este livro, estava flanando por uma grande livraria e fiquei doido para lê-lo. Comprei na hora. Imaginem se eu consegui ler mais que umas dezenas de páginas? O livro foi publicado em 1947, pelo autor judeu alemão sobrevivente do Nazismo.

Mas o tema que Victor Klemperer aborda é extremamente atual e necessário para a compreensão do que estamos vivendo no Brasil da era pós eleição de Lula da Silva (PT) em 2002 e mesmo da era da rede mundial de computadores e das redes sociais (internet = aquelas que os USA acompanham diariamente e sabem tudo o que digitamos nelas).

Estamos vivendo o mesmo processo de construção de ódios através de re-significações das palavras em nosso País e no mundo neoliberal e capitalista pós crise de 2008.


Bibliografia:

KLEMPERER, Victor. LTI - A Linguagem do Terceiro Reich. Editora: Contraponto. 1ª edição, 2009.

Nenhum comentário: