domingo, 28 de julho de 2013

Onde está o amor?


Where's The Love?
Onde estão o amor, a solidariedade e o companheirismo?

Refeição Cultural

Com versos da música do Black Eyed Peas
(tradução letras.mus.br e minha)


"What's wrong with the world, mama?
People living like they ain't got no mamas
I think the whole world addicted to the drama
Only attracted to things that'll bring you trauma"

(O que está errado com o mundo mamãe?
As pessoas estão vivendo como se não tivessem mães
Acho que todo mundo está envolvido no drama
Apenas atraídos por coisas que vão lhes trazer trauma)



"Where's the love? (The love)
Where's the love? (The love)
Where's the love, the love, the love?"


Assisti a uma entrevista do verdadeiro Patch Adams e fiquei tocado por suas palavras, por sua franqueza. Fiquei "pensativo". Patch faz a mesma crítica que alguns de nós pensadores fazemos em relação ao risco do pensamento humano morrer. As pessoas estão deixando de pensar. Leia aqui o texto "Pensar dói"?

O vídeo veio até mim por sugestão de uma amiga, a Bel, que trabalhou conosco na Contraf-CUT por muito tempo. É interessante como as coisas nos vêm assim nas teias das relações que compõem a vida humana em sociedade.


"Overseas, yeah, we try to stop terrorism
But we still got terrorists here living
In the USA, the big CIA
The Bloods and The Crips and the KKK

But if you only have love for your own race
Then you only leave space to discriminate
And to discriminate only generates hate
And when you hate then you're bound to get irate, yeah"

(No além-mar, sim, a gente tenta parar com o terrorismo
Mas ainda temos terroristas vivendo aqui
Nos EUA, a grande CIA
Os Bloods os Crips e os KKK

Mas se você só tem amor pela sua própria raça
Então só sobra espaço para discriminar
E discriminar só gera ódio
E quando você odeia, então, você tende a ficar irado, yeah)


Patch Adams, Klemperer e Crash...


Patch Adams em 2008. Wikipedia.
A entrevista de Patch Adams (no Roda Viva em 2007, disponível na internet) se somou ao livro que estou lendo sobre as artimanhas do nazismo para convencer através da linguagem (LTI) uma nação inteira a ser nazista. A entrevista e o livro do filólogo Klemperer (publicado em 1947) se somam ao filme Crash (2004) que vi novamente uma madrugada dessas, o filme me impactou muito quando o vi pela primeira vez - desnuda que as sociedades e o mundo estão doentes.

Entrevista, livro e filme se somam às minhas próprias experiências recentes no trabalho de militância sindical lutando contra o capitalismo e contra sua ideologia de direita. E ao mesmo tempo tenho que cuidar de mim mesmo porque o "fogo amigo" da política quer destruir a este militante, talvez para ocuparem seu lugar ou para o militante não mais incomodar...

Lembrei-me de uma música maravilhosa. Perfeita. Vejam a letra dela na internet com a tradução. Falo da música do Black Eyed Peas - Where's The Love?. Partes de seus versos ilustram e convidam à reflexão neste texto...


O ato de olhar nos olhos das pessoas

Acordei pensando na entrevista de Patch e refleti se ando olhando com atenção nos olhos das pessoas. Sempre tive este hábito. Quem vê os olhos das pessoas, não fica observando roupas, bens, defeitos ou estética. Mas o sistema nos faz ficar embotados muitas vezes...

Patch se veste de maneira não comum, que chama a atenção, justamente para as pessoas ficarem incomodadas e de alguma forma iniciarem diálogo ou lhe perguntarem porque está daquela forma. Assim, ele pode responder e dizer sobre coisas simples como o amor, a tolerância, falar da solidariedade e contra o capitalismo e a hipocrisia humana, buscar criar amizades (o filme deturpa sua ideia: a amizade cura e não o riso). O mais importante na vida é a amizade. A mensagem é CUIDAR DAS PESSOAS!


"Can you practice what you preach?"

(Você consegue praticar o que prega?)

Saí para buscar pão. Já no elevador, olhando com atenção uma vizinha ao cumprimentá-la, conversamos sobre o tempo. Ao passar pela portaria, e olhar com atenção nosso porteiro, conversamos também. Ao subir a avenida, respondi ao rapaz morador de rua que não tinha nada para lhe dar naquela hora. Conversei de forma prazerosa tanto com a atendente da padaria quanto com a caixa que recebeu a conta. Voltando pela avenida, pude dar um pãozinho ao rapaz que me pedira quando passei na ida. Ele disse que estava com fome. Lá no fim da avenida, próximo de casa, outro rapaz me gritou da calçada. Fui até ele e conversamos. Ele me pediu alguma coisa e também lhe dei um pão.

Patch diz que o seu país, os Estados Unidos, é uma nação fascista. O capitalismo é nojento e vai destruir o ser humano. Concordo com ele. Nós não precisamos acumular dinheiro e bens. As pessoas precisam de amor, carinho, respeito e tolerância com o diferente.


Para muitos de nós, é só sermos como nossas mães nos criaram

"Badness is what you demonstrate
And that's exactly how anger works and operates
Man, you gotta have love just to set it straight
Take control of your mind and meditate
Let your soul gravitate to the love, y'all, y'all"

(Maldade é o que você demonstra
E é exatamente assim que a raiva funciona e opera
Cara, você tem que ter amor para endireitar-se
Tome conta da sua mente, e medite
Deixe sua alma levitar para o amor)


Fiquei pensando também nas palavras de Patch quando ele diz que sua mãe criou a ele e seu irmão para serem boas pessoas. Só isso.

Meus pais também me criaram para ser uma boa pessoa. Então, qual a dificuldade no mundo? Por que tanta merda por aí? Por que as pessoas só querem se dar bem, acumular tudo o que puder e que dane-se quem não tiver a mesma "sorte" e "oportunidade"...


A construção do ódio no Brasil

"Wrong information always shown by the media
Negative images is the main criteria
Infecting the young minds faster than bacteria
Kids wanna act like what they see in the cinema"

(Informações erradas sempre mostradas pela mídia
Imagens negativas são o critério principal
Infectando as mentes jovens mais rápido do que bactéria
As crianças querem agir como elas veem no cinema)



Desde a campanha eleitoral para a presidência da república em 2010, disputada entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), existe por parte da oposição ao PT e por parte da Imprensa Comercial (PIG) a exacerbação da intolerância e a construção do ódio no povo brasileiro.

O nível da campanha trouxe um ódio e intolerância que, se havia no país, era ao menos de forma acanhada e tímida. Era meio-que politicamente incorreto odiar o outro - o negro, o nordestino, o homossexual, o ateu ou praticante da fé não católica, o gordo, o magro, o não adequado aos padrões estabelecidos por grupos dominantes.

A "novilíngua" (1984, de Orwell) construída nesta década de governos Lula e Dilma prega que ser do Partido dos Trabalhadores é ser do mal, é ser corrupto... Sendo que nunca se apurou, investigou e condenou tanto a corrupção como nesta última década. São construções ideológicas e midiáticas para possíveis justificativas golpistas futuras.


Finalizo com mais um trecho da música - tenho que ter esperança e buscar a unidade

"Yo', whatever happened to the values of humanity
Whatever happened to the fairness in equality
Instead in spreading love we spreading animosity
Lack of understanding, leading lives away from unity

That's the reason why sometimes I'm feeling under
That's the reason why sometimes I'm feeling down
There's no wonder why sometimes I'm feeling under
Gotta keep my faith alive till love is found
Then ask yourself..."

(E aí, o que quer que tenha acontecido com os valores da humanidade
O que quer que tenha acontecido com a justiça na igualdade
Ao invés de espalharmos amor estamos espalhando animosidade
A falta de conhecimento está deixando a vida longe da unidade

É por isso que às vezes eu me sinto pra baixo
É por isso que às vezes eu me sinto pra mal
Eu não teria por que ficar me sentindo pra baixo
Eu tenho que manter minha esperança viva até que o amor seja encontrado
Então, pergunte a si mesmo...

Onde está o amor?)

Nenhum comentário: