sexta-feira, 12 de julho de 2013

Paulo Leminski - uma descoberta!


Livro com obra completa em poesia do Leminski.

Refeição Cultural

"Não fosse isso e era menos 
não fosse tanto e era quase”


Cheguei hoje do trabalho e fui com a esposa ao shopping. Estava devendo isso faz dias. Enquanto esperei que ela fizesse o que queria, fui para a livraria.

Estou precisando de um alimento para meu ser, pois ando decepcionado com a política sindical e partidária. Ando decepcionado com a falta de foco nos projetos políticos coletivos ao invés do foco no si mesmo.

Um antídoto é uma bela Refeição Cultural. O ser humano precisa buscar prazer na cultura, naquilo que o faz diferente dos demais animais.

Entrei na livraria, flanei e peguei um livro nas mãos. Comecei a lê-lo. Sentei-me e aguardei a chegada de minha esposa. Comprei o livro.


Nada tão comum
que não possa chamá-lo
meu

nada tão teu
que não possa dizê-lo
nosso

nada tão mole
que não possa dizê-lo
osso

nada tão duro
que não possa dizer
posso

(do livro: Caprichos & Relaxos)

Eu não conhecia o paranaense Leminski. Só ouvira falar de sua fama como bom poeta. Estou lendo a coletânea de poemas completos dele e estou fascinado!

Achei na internet um especial sobre ele (e com ele) feito em 1985, pouco antes dele falecer precocemente aos 44 anos. Fiz uma pipoca e assisti ao documentário. É muito bom! Deixo aos leitores e amigos, dois poemas e o vídeo de autoria de Werner Schumann.


Antes do vídeo, mais um poema:

contranarciso

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro
enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas

o outro
que há em mim
é você
você
e você

assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós


Ervilha da Fantasia

Documentário para TV, sobre o grande escritor, poeta, tradutor e professor brasileiro Paulo Leminski, realizado em 1985 por Werner Schumann com edição de Eduardo Pioli Alberti e Produção Executiva de Altenir Silva, Willy Schumann e Werner Schumann.

É o mais importante trabalho realizado sobre o poeta, onde ele descreve todo o seu pensamento sobre poesia, cinema, literatura, psicanálise e apresenta a sua obra. Quatro anos depois (7 de junho de 1989) ele viria falecer em Curitiba.

O documentário "Paulo Leminski - Ervilha da Fantasia (1985)" está disponível na íntegra no youtube (29 minutos).




Nenhum comentário: