domingo, 11 de agosto de 2013

Romaria 2013 de Uberlândia a Água Suja


Meus pais: grande inspiração de vida!

Cheguei a Uberlândia MG na noite de quinta-feira (8/08) após trabalhar em SP na primeira mesa de negociação entre a Fenaban e o movimento sindical.

Previ dificuldades na caminhada do dia seguinte pelo estado físico em que me encontro. Não tenho podido fazer meus exercícios físicos com regularidade faz muito tempo. E o estresse da representação sindical também pesa no cansaço.

Planejei sair para a estrada após o sol mais intenso da tarde. Em outros anos, fazia o contrário: como a caminhada dura quase 24 horas, preferia pegar o sol mais forte estando descansado. Saí do trevo de Uberlândia na sexta-feira (9) às 16:45h. Deste ponto à cidade de Água Suja são 74 km.

Por mais que se faça todo ano a romaria, cada vez é vez única.

Cheguei à Água Suja no sábado às 12:45h. Estava melhor que muitas outras vezes. Arriscaria dizer que nunca cheguei tão inteiro. A considerar o estado de meus pés, a impressão que tenho é que flutuei (minha mãe disse que fui carregado pela santa). Não tive nenhuma bolha! Nem macetados meus pés ficaram. Ano passado tive três bolhas muito feias e perdi a unha do dedão esquerdo.


BR 365 lotada de romeiros indo pra Romaria de Água Suja MG.

Reflexões


- a estrada estava bem cheia. A todo instante havia romeiros por perto. Isso não quer dizer que durante a madrugada não tive vários momentos sem ninguém por perto em minha caminhada, inclusive durante o dia. São momentos em que sua cabeça viaja nas reflexões...

- fico tentando entender porque nesta caminhada cheguei muito mais inteiro que nas outras, se o previsto era o contrário. Na madrugada, percebi o quanto minha passada era silenciosa, ainda mais quando estava próximo aos romeiros. Com o tempo, a gente aprende a economizar o corpo. Se o tênis ajuda, como o que usei desta vez, pisar levemente faz grande diferença para o calcanhar e para não estourar as unhas ao longo das dezenas de quilômetros.

- é muito interessante o som da noite. A todo instante, tem barulho de bichinho no mato. O cri cri cri dos grilos é conhecido de todos, até na área urbana. O céu estrelado é impressionante! Aquilo é de uma imensidão que nos coloca em nosso lugar no universo. Caminhei com lua nova e não vi sequer o risquinho da lua. Vantagem para as estrelas: Cruzeiro do Sul, Três Marias...

- essa minha caminhada anual é algo estranho. Enquanto você está na estrada, com dor, com cansaço, andando e andando e ainda longe do destino, se pergunta por que fazer aquilo. Depois que experimenta a sensação de adentrar a cidade e depois que dormiu o primeiro sono do descanso, já tem a certeza que no ano seguinte fará tudo de novo. Eu sempre precisei de desafios pessoais, de limites a romper, de testar como estão meus limites. Sou assim, assim vou até o fim...



Ipês amarelos como este, despontam de fora a fora na estrada.

- dias atrás, revi o filme com a história real de Alvin Straight, um senhor americano de 76 anos que resolveu engolir seu orgulho e atravessou em um tratorzinho cortador de grama de um estado a outro nos EUA (Iowa a Wisconsin – 390 km) para ver seu irmão que sofrera um AVC. Eles brigaram uma década antes num momento de bebedeira. As paisagens do filme são belíssimas. Minha caminhada de 74 km também é repleta de campos, plantações, cerrado, rios, paisagem ressequida pela sequidão de agosto... ipês, muitos ipês ao longo da estrada.

- se na romaria do ano passado me estraguei tanto e este ano foi meu melhor ano - e a cada ano estou mais velho -, qual é a questão? Acredito que o planejamento faz grande diferença. Ano passado não fui previdente nos esparadrapos no pé. Arrisquei um tênis que eu não tinha muita convicção de que seria bom. São vários fatores que não são detalhes, são essenciais. Na vida é assim para superar desafios. Inclusive no trabalho e nas conquistas pessoais e coletivas. Não perdi minha essência nestes anos todos. Não perdi. Meu caráter e minha ética estão intactos, minha gana de lutar pelo que é certo e popular não mudou. Eu posso estar desanimado com o meu entorno, mas eu sei quem sou e o que defendo. Isso pra mim é importante. Eu não quero mudar de lado na sociedade e no sistema capitalista. Não quero ser capitalista, nem me locupletar no poder. Quero mudar o sistema de exploração e de destruição do ser humano e quero lutar pelas possibilidades inerentes aos seres humanos: amor, amizade, solidariedade, liberdade, inteligência e razão. Posso não ter a receita para o que quero, mas sei exatamente o que não quero em nossa sociedade humana.

É isso, eu ainda tenho lenha pra queimar.



Vídeo da Romaria 2013

Segue o vídeo que consegui fazer. Não foi o projeto original que montei no meu PC pois deu problema. Fiz outro rapidamente juntando as tomadas de minutos durante a caminhada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens!!! Tenho muito orgulho por sua determinacao todo ano nessa sua caminhada. Bjao/ Noni.