domingo, 8 de setembro de 2013

Mas... qual é o seu objetivo?




Mas... qual é o seu objetivo?

Refeição Cultural


Estive em uma festa de aniversário de família. Raramente apareço em festas, tanto aquelas de meio de semana no movimento sindical quanto as de fim de semana, normalmente de família ou conhecidos. Não preciso ficar justificando os porquês, mas uma coisa é fato: quando tenho algum tempo pra mim mesmo, quero descansar e fazer algo só pra mim como, por exemplo, ler, correr e me isolar do mundo.

Então, estava nesta festinha conversando com uma pessoa muito gente boa, e exceção ali na festinha em relação à antipatia contra a "esquerda" que represento, e certa hora ela me perguntou qual era o meu objetivo. Falávamos sobre o meu trabalho de dirigente sindical e o contexto de sempre ser provocado por pessoas reacionárias, conservadoras e que detestam a esquerda, o movimento sindical e o PT. Inclusive o pessoal da minha família é assim, são pessoas bastante manipuladas e manipuláveis pelos meios de comunicação conservadores do país (o P.I.G.).

Na hora da conversa respondi o básico, que já é conhecido por aqueles que sabem que não ligo pra dinheiro e poder próprio: que luto diariamente por um país e mundo mais justo, igualitário, democrático e tolerante, que distribua melhor a riqueza gerada pelos trabalhadores etc.



Horas depois, martelou novamente na minha cabeça a pergunta sobre quais são meus objetivos pensando minha vida deste ponto em que estou adiante.



Fui rever minha velha lista de desafios pessoais, feita há mais de quinze anos; fiquei pensando sobre o meu tempo que está indo embora e o quanto ainda falta de leituras a fazer, e eu não consigo mais ler atualmente devido ao meu trabalho; fiquei pensando inclusive financeiramente porque não tenho uma remuneração anual que me permita reservar nada para algum sonho material de meus entes queridos; pensei outras coisas do gênero.

Se eu fosse sozinho no mundo, se não tivesse ninguém em meu entorno, seria mais fácil não ligar pras coisas materiais.

No entanto, ao rever a velha lista onde queria ter e quitar o meu apartamento de cooperativa habitacional e construir uma casinha para os meus pais lá em Minas Gerais, vi que a lista já poderia ser atualizada. Se olharmos a minha declaração de imposto de renda de uma década atrás, veremos que ela está exatamente igual, apesar do país ter avançado e da classe trabalhadora ter melhorado seus padrões de vida.



Moradia: meu apartamento está caindo aos pedaços e a casinha de meus pais precisa ser literalmente refeita, porque após construção de imóveis vizinhos, a estrutura ficou abalada e a casa tem sérios riscos de desabar.

Veículos: meu sonho de adquirir uma moto Harley Davidson foi abortado. Já era, pois eu não tenho renda pra isso. O carro popular de minha esposa tem oito anos de uso. O velho Uno Mille de meu pai já não comporta mais consertos baratos.

Desafios pessoais: como vou me preparar para correr uma maratona (42 km) trabalhando umas oitenta horas por semana e sem rotina alguma? Como vou ler tudo o que desejo na vida sem rotina de leituras que me permita pegar um livro e saber que poderia ler até acabar? Como vou aprender novas línguas?



A pergunta segue martelando na minha cabeça... qual é o seu objetivo?

Se meu objetivo não é dinheiro e nem poder pessoal, por que será tão difícil definir meus objetivos nos próximos anos?

Os objetivos coletivos do dirigente sindical são muito mais claros do que os objetivos do indivíduo por trás da representação de classe.

Bom, mas vou externar alguns objetivos pessoais:

- pretendo escrever um livro sobre minha experiência como dirigente sindical nos anos dois mil. Tenho contribuições a fazer de forma menos “formal” do que os bons livros que têm saído comemorando histórias de nossos sindicatos. Ademais, os livros oficiais só registram a história de presidentes e das entidades...

- quero participar pela 6ª vez da tradicional corrida de São Silvestre no dia 31 de dezembro deste ano. No momento não tenho a mínima condição física, mas terei até lá para correr os 15 km em pouco menos de duas horas. Já mentalizei o objetivo e já planejei um treinamento apropriado à minha agenda atual. Vou correr aos finais de semana um trote leve em percurso e tempo crescentes para ganhar resistência até o Natal. Cumpri esse planejamento nas últimas duas semanas. Hoje consegui correr em 40 minutos o equivalente a 6 km. Tá bom!

- os outros objetivos mais imediatos são os coletivos que represento como secretário de formação da Contraf-CUT e coordenador das negociações com o bb.

Ponto final da indigesta refeição cultural.


Nenhum comentário: