domingo, 1 de setembro de 2013

Por que correr? Porque posso, preciso, faz bem e dá prazer


Participação na São Silvestre 2010...


Refeição Cultural


Imaginem o cansaço físico e mental em que tenho estado com uma rotina de trabalho sindical, político, intelectual e com ações práticas sempre que sobra tempo e energia para a agenda das atividades da Campanha Nacional dos Bancários...

Eu fico me remoendo nos raros minutos que tenho livre, dividido entre duas paixões: ler e correr.

Se pego pra ler, não será possível pegar nada de fôlego, porque só terei algumas horas ou minutos e depois a leitura ficará pelo caminho, inacabada.

Se saio pra correr, sei que não poderei estabelecer uma sequência de corridas com variações de distância e intensidade adequadas para fazer um bom preparo físico e atingir uma boa condição de saúde. A promessa de sequência ficará para trás com a agenda sindical que aparecerá.

E aí vem o dilema quando me sobra um domingo, por exemplo. Dormir até mais tarde, ler ou correr? Nem pensem na resposta mais rápida que aparece: faça as três coisas... não dá! Falta energia pra isso.


CORRIDA DE DOMINGO DE SOL

Hoje, saí pra correr e não li. Cheguei de viagem ontem meia-noite. Fui dormir às duas da manhã. Quando consegui me levantar, fui à padaria e decidi-me pela corrida depois do café.

Corri 5,5 km numa bela tarde ensolarada. Consegui correr 35 minutos. Durante a semana caótica que tive, fiz uma corridinha de 2 km e no fim de semana anterior, havia corrido 5 km.

A corrida me fez bem. O corpo resistiu.

Meu desafio para o fim do ano é correr a São Silvestre. Terei que preparar meu corpo para resistir correndo um trote de umas duas horas. Minha estratégia de treinamento neste ano, será realizar trotes, quando der, aumentando o tempo de duração até chegar dia 31 de dezembro.

Realizarei este objetivo. Eu me conheço. Realizarei mesmo com a agenda que tenho pela frente de campanha e negociações, de provável greve da categoria, de curso de formação entre outubro e dezembro, após a assinatura do acordo dos bancários, e de formação de chapa em meu sindicato que começará após a campanha dos bancários.

Não li hoje, mas corri e fiz bem ao meu corpo e mente.



PS: a corrida me fez tão bem que suportei sem responder uma ofensa gratuita e completamente imbecil de uma pessoa infeliz como muitas por aí no mundo e na rede facebook. Antes de minha função atual de representar os trabalhadores, eu não tinha muito o hábito de ser a fixação de pessoas medíocres e invejosas, e despeitadas. Agora convivo com isso. Estou tranquilo! Quanto mais eu trabalhar com meus princípios e minha ética, mais incomodarei alguns infelizes por aí... Sei quem sou, o que defendo e de que lado estou. É isto que importa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Correr para ganhar disposição.
Disposição para ganhar tempo.
Ganhar tempo para lutar.
E lutar para correr ainda mais.

William Mendes disse...

Legal!!!

Abraços,