terça-feira, 15 de outubro de 2013

Professores são daquelas pessoas mais importantes do mundo!


Olha aí a professora "tia" Ione em descanso...
na Colônia dos professores do Sinpro SP.

Refeição Cultural


Eu sonhei e desejei ser professor, ser educador. As escolhas diárias da vida bem como as agruras de um proletário me levaram a outros caminhos. Não fui professor.

Ao chegar em casa hoje - DIA DOS PROFESSORES - no final da tarde, fiquei bastante emocionado e feliz por minha esposa, professora e alfabetizadora há mais de vinte anos.

Ela dá aula em uma pequena escolinha particular para turminhas de três a quatro anos. As crianças são apaixonadas por ela e os pais reconhecem o quanto ela educa seus pequenos filhos.

Ao ver quantos presentinhos ela ganhou e as cartinhas dos pais e as palavras das crianças, senti um orgulho danado e fiquei tão emocionado por ela porque a melhor coisa do mundo é a gente ser reconhecido e ter um sentimento mínimo de gratidão por aquilo que você se esforça tanto pra fazer bem feito.

Esse sentimento de gratidão não existe naquilo que faço há mais de dez anos com dedicação integral também: ser dirigente sindical e representante dos trabalhadores. Pelo contrário, nunca espere agradecimento nem gratidão pelo que fazemos. Somos odiados na maioria das vezes e vilipendiados. (Mas me avisaram sobre isso quando aceitei o convite para o movimento, então tudo bem)

Minha esposa é encontrada até hoje em redes sociais por alunos adultos que nunca se esqueceram dela. Seus aluninhos dão sermões nos pais quando eles fazem coisas erradas ou, às vezes, deixam os pais desconcertados ao ensinar para eles coisas sobre dinossauros, quadros e pintores famosos, como deve ser o comportamento responsável com o meio ambiente ao ir à praias, parques e coisas do gênero.

A profissão de professores e educadores é uma das mais importantes do mundo. Mesmo não sendo reconhecida por governos e por capitalistas que exploram essas pessoas especiais como quaisquer outros explorados nas fábricas e demais áreas de produção, uma coisa ninguém pode tirar dos nossos mestres que nos alfabetizaram, que nos passaram conhecimento, cultura e foram referências para nós de comportamento e fonte de saber: nosso amor e nossa gratidão verdadeira e carinhosa aos professores e professoras.

O que a minha esposa recebe de amor daquelas crianças e depois permanece quando adolescentes e adultas, não tem nada que pague. É uma coisa muito linda! Dignifica o ser humano que faz algo tão maravilhoso quanto ensinar e educar.

Eu me lembro até hoje da professora Jamila, que me alfabetizou e ensinou as primeiras noções das matérias elementares. Ela gostava tanto de mim que chegava a dizer isso a minha mãe.

Eu me lembro de meu professor de química, Glicério. Nunca perdi o hábito ensinado por ele de ler com muita atenção as questões porque nelas já está parte da resposta correta.

Lembro-me do professor PC quando fiz Ciências Contábeis no Fito em Osasco. Havia entre ele e eu uma espécie de disputa. Ele ficava procurando “pelo em ovo” para não me dar notas dez nas provas de matemática. Mas a gente saía até pra tomar cerveja juntos. 

Foi dele também a verdade que conheci quando entrei na USP para minha segunda formação em Letras. Ele dizia aos alunos, quando desmembrava na lousa equações de derivadas gigantes, que lá na USP os professores não faziam nada daquilo (fazer os exercícios pros alunos aprenderem): só davam uma lista de textos e referências e mandavam cada aluno ir atrás e se virar. Descobri isso quando entrei lá.

Da USP guardo recordações muito especiais. Eu amei ter aulas com vários professores e professoras lá. Meus colegas diziam que meus olhos brilhavam quando eu estava compenetrado nas aulas de literatura, nas aulas de línguas, na sabedoria e na forma como alguns deles davam aulas. Acho que uso a expressão e as técnicas de meus professores até hoje pra falar com os trabalhadores.

Foram muitos professores que conheci na formação tradicional, nos cursos que concluí e nos que não concluí, bem como formadores que conheci como os companheiros da equipe do Dieese. 

Repito novamente: essas pessoas que ensinam, partilham conhecimento, são daquelas pessoas mais importantes do mundo.


Fica a minha homenagem e GRATIDÃO aos milhares de professores e professoras e educadores do mundo que, como a minha esposa, colocam diariamente tanto amor e profissionalismo na ação de educar crianças, jovens, adultos, idosos, trabalhadores e buscam mudar o mundo efetivamente com uma educação humanista e libertadora.



OBRIGADO PROFESSORES DO MUNDO! RESPEITO MUITO VOCÊS!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito lindo o que vc escreveu...me emocionei em muitas palavras suas....sei o quanto o meu papel é importante e o quanto as vezes é difícil continuar, os empecilhos e decepções....mas tudo é válido e gratificante quando vejo a alegria e o carinho no olhar de cada aluninho e saber que fiz parte de sua vida.....uma sementinha que era germinar e com certeza dará belos frutos no amanhã....bjs/Noni!!! Obrigada!!!!!