domingo, 29 de dezembro de 2013

Reflexões de fim de ano: projetos do breve ano seguinte

Eu (dirigente eleito) e minha irmã Telma (cipeira eleita).
Natal de 2013.

Reflexões de fim de ano: projetos do breve ano seguinte


Refeição Cultural


Estamos de volta a nossa casa, em Osasco, SP. Passamos o Natal com meus pais em Uberlândia, MG. Como a viagem de volta foi em ônibus durante toda a noite, estamos com certa sonolência e marasmo neste domingo em casa.

Tenho que limpar meu aquário e temos que limpar o apartamento. Teríamos que jogar coisas fora, porque não se cabe mais nada em casa. Se isso vai acontecer ou não, acho pouco provável que sim.

Estou aqui pensando na minha vida e nas decisões que tenho que tomar sobre aquilo que é programável em nossa existência. Digo assim porque, na minha opinião, poucas coisas são passíveis de planejamento e previsão nesta nossa vida tão imbricada com cada acontecimento que ocorre no mundo ao nosso redor.

Que papel este cidadão vai desempenhar na vida profissional e ou militante em 2014? Em quais projetos estarei focado no breve ano seguinte?

Destes projetos nos quais estarei envolvido, algum deles terá relação com minha pessoalidade, com minha subjetividade? Com o meu gostar mais que com o meu dever político e social?

Nossa existência é feita de perguntas e feita de encruzilhadas que temos que decifrar e escolher diariamente. E uma coisa interessante há nessas escolhas e trilhas feitas: se não formos agentes delas, seremos passageiros das circunstâncias que nos envolvem querendo ou não. É assim a vida.


A corrida de São Silvestre


Ah, antes que termine o longo ano de 2013, longo sob a ótica de quem trabalhou tanto, mas tanto, que achei que o ano nunca iria acabar, tenho ainda um desafio imenso pelas circunstâncias: participar da 89ª corrida de São Silvestre e conseguir percorrer os 15 km da prova, cruzando a linha de chegada em condições normais.

As dificuldades de calendário e agenda de trabalho me afastaram dos exercícios físicos regulares e hoje estou na véspera de uma corrida que me impõe um grande desafio em concluí-la.

Mais do que em todas as participações anteriores que tive na prova desde 2007, neste ano minha determinação e minha força de vontade estarão à prova, bem como meu corpo, que precisará me levar até a chegada. Mas eu gosto e preciso de desafios assim, às vezes, até perigosos para a saúde.


É isso. Na próxima terça 31, estarei na Paulista para minha sexta participação na corrida de São Silvestre.



PS: sobre os projetos? Muitas reflexões estão sendo feitas! (e, como disse, circunstâncias nos levam pela vida...)

Nenhum comentário: