sexta-feira, 18 de abril de 2014

Lula, o filho do Brasil - "Com um povo deste se muda o país"



Foi só acreditar no povo, investir no povo
 que o país avançou!

Cito nesta postagem, outro trecho do livro que achei bem legal (abaixo) e vimos acontecer neste começo de século XXI.

Lula está falando lá em 1993 após as Caravanas da Cidadania. Após viajar pelo Nordeste brasileiro, ele se encanta com o vigor e com a esperança do povo humilde e sofrido daquela região do País, porque o povo tem altivez e desejo de um amanhã melhor, sem ficar chorando pelos cantos.

Me lembrei da frase de Euclides da Cunha nos Sertões - O nordestino é sobretudo um forte...


"Força e fé na vida: com um povo deste se muda um país

Eu compreendi agora, nesta viagem pelo Nordeste [Caravana da Cidadania], o otimismo da minha mãe e de outras pessoas, que é diferente do da classe média urbana. A classe média urbana é muito borocoxô. Ela está sempre se achando infeliz, reclamando. O sujeito está sentado em um bar tomando cerveja, todo mundo com os ombros caídos, dizendo que nada tem jeito, que está tudo desgraçado, que o governo não presta. Você conversa com o sertanejo, ele está passando fome, está sem comer há três dias, mas ele está com a cabeça erguida, achando que tem jeito! É um negócio assim, quase que uma profissão de fé. Tem jeito! Eu vou melhorar, vai chover, vai acontecer alguma coisa na minha vida. Ele tem isso, a classe média urbana está sempre: 'Ah, a inflação...'. Ela está sempre para baixo. Eu acho que isso é assim porque a classe média ganha as coisas muito facilmente. É uma coisa meio hereditária. O pai era classe média, o filho é classe média, o neto vai ser classe média. São pessoas que não conhecem o sofrimento. Não conhecem o ter que comer o pão que o diabo amassou, como a mãe do Ricardo Kotscho, que passou pela Segunda Guerra Mundial.


Você pega um cara pobre, eu não sei se ele tem mais fé, se ele acredita mais em Deus, eu sei que ele está mais otimista. Ele anda de cabeça erguida, não está arriado. No Nordeste o sertanejo está encostado na enxada, não tem o que fazer, e aí você pergunta: 'Como é que é companheiro, vamos melhorar?'. E ele responde: 'Se Deus quiser, vamos melhorar! Tenho fé que vai melhorar!'. É um negócio muito positivo. Com um povo desse dá para fazer uma revolução. Dá para salvar este país! Esse país tem jeito, isso é um negócio fantástico. Eu tenho certeza, estou convencido que com esse povo vai dar para mudar o Brasil." (página 62)


COMENTÁRIO

É impressionante! Porque o que vimos durante os governos de Lula e do PT foi exatamente isso! Acreditou-se no povo e o Brasil teve outra cara neste século XXI após os mandatos de Lula e com mais distribuição de renda, mais investimento na educação e com a redução do desemprego ao menor nível histórico do país.

E o mundo virou uma crise só após o crash do subprime em 2008... mas o Brasil seguiu gerando emprego e renda do trabalho.

O povo tem altivez, perdeu o espírito de vira-latas e quer mais...

William


Bibliografia:


PARANÁ, Denise. Lula, o filho do Brasil. Apresentação de Antonio Candido. Editora Fundação Perseu Abramo. 1ª edição: dezembro de 2002. 3ª edição, 3ª reimpressão: julho de 2009.



Post Scriptum (31/1/17):

É muito triste relembrar que o Brasil estava num patamar melhor que os demais países do mundo até o primeiro semestre de 2014 e que a construção do golpe de Estado perpetrado no País para não deixar o PT governar por mais 4 anos quebrou tudo, tudo, a partir de uma operação de desmonte dos avanços para o povo brasileiro. E não vi o povo retomar o poder até agora...

Nenhum comentário: