quarta-feira, 12 de novembro de 2014

São Silvestre 2014 - A preparação até a prova em 31 de dezembro



Novo desafio a conquistar: vou me preparar para
participar pela 7ª vez da São Silvestre.


Pois é!

Escrevo neste início de madrugada de quarta-feira, 12 de novembro. Estou em Brasília (DF) onde trabalho. 

Depois de trabalhar por longas horas na segunda 10, não tive um dia diferente nesta terça 11: foram longas horas de trabalho, horas de reuniões complexas, desgastantes. Saí da Cassi depois das 21 horas. Terei nesta quarta 12 e quinta 13, o VII Encontro Nacional dos Conselhos de Usuários da Cassi.

Bom, como se pode ver, minha vida se transformou bastante em relação ao aumento da carga horária de trabalho diária, que já era de mais de 12 horas diárias na Contraf-CUT. Eu não pude mais manter uma rotina de atividades físicas, rotina que já estava declinante nos últimos três anos.

Mesmo assim, para manter uma necessidade vital de desafios pessoais, decidi me inscrever na corrida de São Silvestre deste ano. Será minha sétima participação. Eu nunca estive em condições tão ruins de saúde em relação ao condicionamento físico. Mas preciso disso para seguir adiante.

Estou acima do peso. Perdi massa muscular. O sistema cardiorrespiratório não está bom... Mas a gana e força interior continuam a mesma. 

Montei uma programação de treinamentos para conseguir realizar este desafio. Tudo será muito difícil, mas vai dar certo. Serão 16 treinos até a corrida no dia 31 de dezembro. 

Terei que mentalizar muito os objetivos, buscar energia extra, superar mais uma vez cansaço, dor e desânimo. Estou acostumado a isso e acredito que vai dar certo. Comecei o programa neste fim de semana e só terei treinos aos sábados e domingos. Verei se é possível fazer abdominais e flexões em dois dias da semana.

Sábado 8/11...... treino 1 = 2,5 km em 18' trote (ok)
Domingo 9/11....treino 2 = 5,0 km em 35' longão (ok)

Sábado 15/11.....treino 3 = 3,0 km em 20' trote (ok)
Domingo 16/11..treino 4 = 6,0 km em 42' longão (ok em 40')

Terça 18/11...........extra = 4,0 km em 28' trote (ok)

Sábado 22/11......treino 5 = 3,0 km em 20' trote (ok em 20'30")
Domingo 23/11...treino 6 = 8,0 km em 56' longão (ok em 56'50")

Sábado 29/11......treino 7 = 6,0 km em 40' trote (ok 7 km em 42')
Domingo 30/11...treino 8 = 6,0 km em 60' (andar) (ok estava bem e decidi andar 3 km e correr 3 km em 19')

Sábado 6/12........treino 9 = 10 km em 70' longão (ok em 72')
Domingo 7/12.....treino 10 = 5,0 km (andar) (ok)

Quarta 10/12..........extra = 4,5 km em 28'30" (ok)

Sábado 13/12......treino 11 = 7,0 km em 45' longão (ok em 48')
Domingo 14/12...treino 12 = 4,0 km em 28' trote (não: descanso porque corri 4,5 km na quarta 10/12)

Quinta 18/12 ......... extra = 10 km em 63' (ok em Brasília)

Sábado 20/12......treino 13 = 3,0 km em 20' trote (ok em Osasco)
Domingo 21/12...treino 14 = 12 km em 85' longão (não, mas corri 10 km em 18/12)

Sexta 26/12............ extra = 3 km 20' (ok em Uberlândia)

Sábado 27/12......treino 15 = 5 km em 35' trote (ok no Parque do Sabiá, Uberlândia)
Domingo 28/12...treino 16 = 7 km em 70' andar (não. Estava cansado)



31 de dezembro

Vou participar e completar a São Silvestre: 15 km em 110'. (ok em 115')

É isso!

Vai dar certo, eu posso!

Ler Postagem sobre a corrida.


COMENTÁRIOS

16/11 - muito feliz pelos treinos 3 e 4 porque o corpo suportou bem. Ainda consegui fazer os 6 km de hoje com tempo menor que o programado. 


No sábado, estava tão cansado e com a semana de trabalho na cabeça ainda que até no dormir de sexta para sábado fiquei matutando os problemas da Cassi. Fiz uma corrida em trote pra soltar o corpo e a mente. 


No entanto, a semana pesadíssima de trabalho não me deu a mínima condição de fazer abdominais e flexões para reforçar estrutura do corpo.


Missão cumprida. Que venham os próximos treinos daqui a uma semana...


É isso! Vamos à luta! Sempre!



23/11 - a sensação que tive ao correr o longão deste domingo foi de prazer e felicidade. O meu corpo e minha mente ainda respondem muito bem aos meus comandos.


No sábado, corri os 3 km com tanto cansaço que fiquei preocupado com a tarefa de fazer os 8 km de domingo. Para piorar, tive que passar várias horas no sábado e domingo lendo e preparando texto para reuniões no meu trabalho desta semana que começa.


Saí de casa para correr no domingo de tarde e estava muito concentrado na passada, na respiração e no objetivo de superar o 6º treino para a corrida de São Silvestre.


Deu tudo certo! Ainda na semana que passou, consegui fazer uma corrida extra de 4 km e fiz um pouco de abdominais e flexões.


Vamos pra mais uma duríssima semana de trabalho e para os próximos treinamentos do fim de semana que vem. Correr é tudo de bom!




30/11 - foi um fim de semana de satisfação por completar meus objetivos de treinamento. Atingi a metade dos 16 treinos e já corri 41,5 km e estou bem. Meu coração agradece.

Vamos agora para a segunda metade do treinamento e a corrida no dia 31 de dezembro. Será outro mês difícil devido ao trabalho e distâncias percorridas com mudanças da família. Mas tudo dará certo.


O domingo foi de muita tristeza porque soube pela manhã do falecimento de uma pessoa com quem convivi diariamente nos últimos 6 meses: o colega do BB e presidente da Cassi, David Salviano. A existência nos prega essas peças e nos baqueia muito. Mas temos que seguir adiante porque também é assim a missão de nossa vida.




6/12 - fiz postagem descrevendo o quanto tive que vencer cansaço, desânimo e preguiça para sair no sábado à noite e correr o percurso planejado no treino 9 de 10 km. Mas venci o desafio e foi muito prazeroso... valeu à pena. No domingo, também venci preguiça e caminhei os 5 km. Estou focado e vou conseguir!


10/12 - nesta quarta-feira cheguei a Brasília muito cansado de um longo dia de trabalho e coloquei um tênis e um calção e saí para correr e salvar minha vida... feliz pela corrida deliciosa de quase 30'.


Estava pensando... nunca poderei perder meu "olhar de tigre" como diz Apolo para Rocky Balboa no 3º filme da série. Não posso deixar o "sistema" me civilizar a ponto de me tornar alguém lasso e conformado com tudo e sem gana para meus objetivos de vencer... Isso pra mim é muito real... não perder a gana! E não perder o olhar!



20/12 - Neste sábado corri em Osasco os 3 km da tabela. Amanhã, não poderei correr o longão, mas já corri 10 km na quinta 18/12, lá em Brasília.


Eu me programei para fazer 16 treinos entre novembro e dezembro para sair do zero de condição física e correr os 15 km da São Silvestre no último dia do ano. A dificuldade seria muito maior que a física porque meu trabalho não me permite rotina e o estresse é violento.


Hoje, eu completei 15 treinamentos e diria que já foi um percurso heroico. Faltam 11 dias para a corrida e eu preciso me cuidar porque estou cansado, apesar de mais preparado. Agora é descansar e me concentrar no objetivo e fazer mais um ou dois treinos antes do dia 31. É isso!




28/12 - Estou em Uberlândia e terminei meu treinamento para correr a 90ª Corrida de São Silvestre. Será a minha 7ª participação nos últimos 8 anos.

Na sexta-feira, corri 3 km e no sábado corri 5 km no Parque do Sabiá. Resolvi descansar nos últimos três dias antes da prova.


Corri e andei em dezembro 47,5 km em 8 treinamentos. Somando novembro e dezembro, foram 17 treinos. Está bom. Fiz o possível e não posso reclamar de nada. Meu corpo aguentou. Estou cansado devido ao ano duro que tive de trabalho e preciso de férias, mas posso afirmar a mim mesmo que estou melhor fisicamente hoje do que há dois meses.


Eu vou com determinação para suportar os 15 km da prova e sei que estará muito calor. Vai dar certo.


Nenhum comentário: