domingo, 31 de maio de 2015

Corridas - A saúde do Diretor de Saúde



Um ano à frente da Cassi.
Vamos correndo e lutando pela saúde
da entidade e nossa também.

Fechei o mês de maio com uma corrida de 10 km pelas ruas de Osasco (SP) neste domingo frio e de garoa.

Estou completando um ano de mandato na Cassi neste fim de semana. Minha vida teve uma mudança radical de 2014 para cá.

Passei a ter uma rotina de trabalho com um estresse maior ainda do que já tinha como dirigente nacional dos bancários.

Por entender a importância de minha tarefa durante este período de mandato na Cassi, tenho feito mudanças necessárias para tentar reequilibrar minha energia vital e minhas forças. 

Voltei a correr desde novembro do ano passado. No fim dos longos dias de trabalho e poucas horas de sono, quase parei de tomar cerveja e também optei por não cair prostrado no sofá ao chegar em casa, e decidi estabelecer uma rotina de colocar um tênis e sair para correr.

Sempre quis ser cadastrado na Estratégia Saúde da Família (ESF/CliniCassi), mas nunca deu certo quando vivia em Osasco com a família. Agora em Brasília, estamos cadastrados e já fiz dois exames de saúde no último ano.

Enfim, estou fazendo a minha parte porque isso é importante para minha família e para o trabalho que confiaram a mim.

Seguimos firmes encontrando energia para vencer os dias e lutar pelos projetos de saúde da classe trabalhadora que represento.

TREINAMENTO EM MAIO

1. Domingo 3 (DF).........................4,8 km / 30' com sol

2. Quarta 6 (DF)............................5,0 km / 30' noturna

3. Sábado 9 (DF)...........................3,0 km / 25' leve

4. Domingo 10 (DF).......................5,0 km / 29' baixei meu tempo

5. Terça 12 (DF)............................5,0 km / 28' baixei mais ainda meu tempo - show (noturna)

6. Domingo 17 (SP).......................4,0 km / 23'30" Pq. Continental

7. Quinta 21 (PE)...........................5,0 km / 32' Praia de Boa Viagem: noturna

8. Domingo 24 (DF).......................6,0 km / 37' de tarde

9. Segunda 25 (DF).......................5,0 km / 32' noturna

10. Domingo 31 (SP).....................10 km / 63' longão com muita subida, frio e garoa

O mês de maio foi diferente do anterior. Corri neste mês dez vezes, mas percursos menores. O longão deste domingo foi para não diminuir meus limites de distância. Neste mês corri em Brasília, Osasco e Recife.

Como foi um mês de muitas jornadas longas de trabalho e viagens, optei por não alongar as corridas. No entanto, fiquei muito feliz por fazer um percurso que estimo em 5k com o menor tempo dos últimos anos: 28'. Essa melhora tem sentido, porque no mês passado fiz um tempo muito bom para meu histórico na distância: foi na AABB SP.

No mês de abril corri sete vezes, mas fiz o maior longão do ano - 12 km em Uberlândia.

TREINAMENTO REALIZADO NO ÚLTIMO ANO

Novembro/2014 - 41,5 km em 9 corridas.

Dezembro/2014 - 62,5 km em 9 corridas, participei da 90ª Corrida de São Silvestre (15k).

Janeiro/2015 - 48,7 km em 9 corridas e participei da Night Run 10k do Costão do Santinho SC.

Fevereiro/2015 - 42,5 km em 8 corridas com um longão de 10k no fim do mês.

Março/15 - 51,59 km em 8 corridas, incluindo o 9º Circuito de Corridas AABB SP de 5,34k.

Abril/2015 - 46 km em 7 corridas, incluindo o longão de 12k em Uberlândia MG.

Maio/2015 - 52,8 km em 10 corridas, tendo feito uma 5k em 28' e um longão de 10k.

POR MINHA SAÚDE

Percorri correndo nos últimos 7 meses 345,59 km. No mínimo, isso me fez manter um pouco da condição cardio-respiratória e muscular nos membros inferiores, melhorei o sistema digestório e circulatório, mantive bons níveis de HDL no sangue e devo ter dormido um pouco melhor por isso. 

Se estou bem ou não de saúde, é coisa a se avaliar. Por exemplo, estou com o ombro esquerdo com muitas dores. Mas sem dúvidas, estaria pior se não fosse essa agenda de corridas que forcei acontecer até agora.

Nenhum comentário: