domingo, 11 de outubro de 2015

Sonho realizado! Corri e completei minha 1ª Meia Maratona (21K)



A maior superação esportiva de minha vida.
Realizei os 21k em 150'.

Refeição Cultural

Ainda estou em estado catártico. Sinto os efeitos da endorfina que irrigou meu corpo ao realizar um sonho esta manhã e completar minha 1ª Meia Maratona aqui em Florianópolis (SC). 

Estou também com adrenalina no corpo, porque cheguei aqui tenso, já sem expectativa de completar a prova e quase conformado pela decisão que havia tomado dia 29/09/15 (leia aqui), após tantas dores no meu Tendão de Aquiles do pé direito, dores adquiridas durante os treinamentos que montei em agosto para a prova.

Eu fiz o que escrevi naquele dia 29. Quase parei de correr e optei por caminhar para manter um pouco a condição física e ver se o tendão melhorava. Cheguei a fazer uns trotes leves, mas foi mais para acompanhar meu filho, quando ele me convidou para correr.

Foi assim que chegamos a Floripa neste fim de semana com tudo programado. Inscrição feita, hotel reservado. Fomos buscar o kit e fiquei até à meia-noite e meia de sábado para este domingo pensando o que faria: correr uns 10k? Correr enquanto der? Não ir para a prova?

Mas ao mesmo tempo, minha mente, minha essência, mandou que eu mentalizasse a corrida, o que planejei lá em janeiro para minha vida, que pensasse que essa era a corrida de minha vida. Foi assim que acordei às 5h da manhã neste domingo e saí para a rua...

Dia 5/01/15 (leia aqui) havia feito uma postagem dizendo de minhas metas esportivas para o ano de 2015. Para salvar minha vida e manter minha saúde, havia decidido que correria o ano todo, que correria uma vez por mês em Estados diferentes para conjugar corridas com meu desejo de fazer bases sociais da Cassi, que correria minha 1ª Meia Maratona (21k) e a São Silvestre (15k) em dezembro.

Foi dessa forma que decidi em agosto me inscrever para a 11ª Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis. Fiz uma postagem montando uma planilha do possível em 16/08/15 (leia aqui) e fui cumprindo os treinamentos conforme as possibilidades, menos a parte do descanso.

Fui me esforçando e superando limites. Mas o trabalho foi intensificando o estresse, as longas jornadas diárias e as viagens. Além disso, a carga emocional que estamos vivendo, tanto internamente, quanto em nosso querido país, com uma grave crise política, acabou pesando muito para mim. Afinal de contas, eu sou um ser da política, represento a classe trabalhadora e meus sentimentos são afetados pelos riscos que os trabalhadores sofrem com os ataques que a direita fascista vem programando no Brasil.

Mesmo assim, ao longo do ano, cheguei a correr em provas e fiz treinos em Florianópolis, Recife, Uberlândia, Osasco, São Paulo e Brasília.

Busquei melhorar minha alimentação e meu peso diminuiu de 75 kg para 71 kg, mas não consegui dormir melhor e descansar por causa do trabalho: ocorreu foi o inverso, pouco descanso e muito estresse.


Foi muito duro o caminho para poder retirar
essa medalha de 'finisher' da prova.

A decisão de ir para a corrida de minha vida

Foi com este histórico acima, que decidi acordar às 5h e sair para a corrida, decidido a participar com empenho e concentrar em meu corpo para realizar um trote com ritmo, focar na resistência e na economia de energia e mentalizar cada fase que viesse.

A altimetria da prova ajudou muito, quase toda plana. A temperatura com garoa foi fantástica, 19º.

Venci bem os 5 km. Depois os 8km. Nos 10 km mentalizei que meu corpo já conhece o caminho dos 15 km por causa das corridas de São Silvestre. O tendão se comportou bem. Cheguei nos 15 km com 103'. Já fiquei feliz.

Só andei 3 minutos na prova, enquanto comia uma barrinha de cereal que levei. O primeiro arrepio forte e emocionante foi ao ver a placa dos 18 km. Dali adiante, sinto muito... Só quem corre consegue entender o que é o sentimento pessoal de realização, de saber que você pode quando deseja, tem gana e transpira para realizar seus objetivos.

19 km, não estava sentindo nada. 20 km, só endorfina no corpo. Alegria! Entrar nos últimos metros da linha de chegada, correndo meu trotinho depois de 21 km percorridos, foi só dar um grito de chegada!

- Consegui! Cheguei!

Estou muito emocionado! Cumpri minha meta pessoal contra todos os prognósticos das últimas semanas. Acho que o que nos conduz é um misto de coração, mente, corpo e todas as energias e pensamentos que nos fazem humanos!

Vamos descansar um pouco!

VALEU MUITO!


William Mendes
Apenas mais um na multidão correndo,
mas com seus sonhos únicos e pessoais,
como cada um na prova também.

Nenhum comentário: