sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Diário - 010116



Osasco, uma visão de meu mundo.

Primeiro dia do ano civil de 2016. (Calendário Gregoriano)

Li cinco contos do livro de J. D. Salinger Nove Estórias de 1953. Linguagem coloquial e com denúncia do cotidiano das famílias americanas das décadas de quarenta e anteriores.

Reli alguns capítulos também de Dom Casmurro, de Machado de Assis (obra de 1899). Estou relendo a obra faz alguns dias. Os capítulos que li são sobre Capitu e seus "olhos de ressaca".

Estou testando se consigo ler algo nestas férias que começam oficialmente hoje. Sei que vou trabalhar vários dias de janeiro, envolvido na política e questões gerais da entidade de saúde em que sou gestor eleito. Mesmo assim, preciso desligar um pouco por causa da minha saúde e para dar um pouco de atenção à família.

Li faz uns dois dias, um conto do livro Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe. O conto que li ("O caso do sr. Valdemar") não é um dos mais famosos do livro e do autor.

Assistimos ontem a um filme de Charlie Chaplin, na hora da passagem do Ano Novo - Luzes da cidade (1931)

O filho cresceu e bateu asas. Foi passar a virada do Ano Novo com a namorada e família.

Estou pensando até se leio contos de José J. Veiga, um dos principais autores brasileiros de contos fantásticos, falecido em 1999.

Espero caminhar, correr, quem sabe nadar um pouco, me alimentar melhor e dormir mais neste mês de janeiro e torcer para conseguir voltar minha pressão arterial ao normal.


Post Scriptum (15/9/19):

Reli o conto de Poe por causa de uma matéria que estou cursando na Faculdade de Letras da USP. Estamos lendo obras do escritor chileno Roberto Bolaño e no livro Monsieur Pain (1999) há referências a obras de Poe que tratam do tema Mesmerismo ou Magnetismo Animal. Foi uma coincidência eu ter escolhido entre dezenas e dezenas de contos de Edgar Allan Poe justamente o do Senhor Valdemar. São muito legais essas intertextualidades na literatura mundial.

Nenhum comentário: