sábado, 30 de abril de 2016

Diário - 300416 (Desabafo)





Acabou o mês de abril de 2016.

Este mês ficará marcado na história de meu país. Quer dizer, pode ser que fique na história ou não, porque "quem controla o presente, controla o passado", como diz George Orwell no totalitário "1984".

Fiquei em casa prostrado neste sábado pelo cansaço do trabalho da semana. Não consegui ler porque cochilava na segunda página. Não consegui fazer exercício físico nenhum também pelo cansaço. Não suportei ver nada na TV porque é quase tudo do Grande Irmão e já mudaram a pauta manipuladora de acordo com a fase do Golpe de Estado aplicado dia 17 de abril numa sessão escatológica do fim da "democracia representativa" no Congresso Nacional. Hoje, nosso país é sinônimo do ridículo perante o mundo. Um sindicato de bandidos está instalado na câmara de representação do povo e os corruptos iniciaram a cassação do mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT) sem crime algum.

Minha decepção desde o fatídico dia 17 de abril é tão grande porque tive a expectativa de que o povo reagiria imediatamente e com intensidade daquele momento em diante. Vão me dizer que há movimentos reagindo. Sério mesmo? Talvez tenha lá nas ruas de Honduras e do Paraguai alguns movimentos "reagindo" até hoje... (e o bonde já passou).

Estou de saco cheio de todo mundo saber que é golpe, prêmio Nobel da Paz fulano de tal, liderança internacional ciclano de tal, instituições não sei o quê, o papa argentino bonzinho, os intelectuais, blá blá blá. Todo mundo sabe que é golpe, mas está em andamento...

Enquanto isso, a pauta das teletelas do Grande Irmão Globo/P.I.G. já está em outra onda. As fases dos golpes atuais, midiático-jurídico-parlamentares, têm procedimentos com etapas cartesianas. As operações safadas montadas pelos meios de comunicação com juízes e procuradores mancomunados com o golpe já atuaram parando a economia do país, desacreditando o governo e criando ódio contra ele, e quebrando setores inteiros da indústria brasileira. A discussão da pauta plantada na "normalidade" das teletelas é o governo Temer e Cunha: os ministros, o que privatiza, o que corta de direitos trabalhistas e sociais em nome da volta do crescimento.

E o desemprego que era cerca de 5% em 2014 e eles conseguiram foder o país e a economia e agora é de 10%? Para esses golpistas desgraçados, danem-se os trabalhadores que sofrem na pele com a destruição do país causada só para não deixar a presidenta eleita e o partido dela governarem.

Eu tô de saco cheio desta merda toda!

Todo mundo sabe que o Senado vai votar o afastamento da presidenta sem crime na próxima semana. Aí os derrotados, nós, ficamos inventando alternativas tipo, novas eleições (então o Golpe deu certo!); o Temer não vai ter sossego (então o Golpe deu certo!); vão tentar afastar o ladrão presidente do Congresso porque esse novo vice-presidente é sujinho demais (então o Golpe deu certo!); Dilma e Lula vão fazer um governo paralelo (então o Golpe deu certo!); vão implantar o parlamentarismo no Brasil (então o Golpe deu certo!).

Odeio me sentir um banana e representar pro mundo sermos um povo de bananas.

Eu não vou amanhã nas mobilizações do 1º de maio. Não vou! Não vou porque estou prostrado em minha casa (nem é minha casa, estou de passagem em Brasília dando minha vida em um mandato eletivo de 4 anos).

Completei neste abril 47 anos de idade. Vi e vivi a infância e adolescência no Brasil em estado de exceção, em ditadura civil militar onde os desgraçados da Fiesp, da família Marinho, Frias, Civita, Mesquita e todos os salafrários do mesmo golpe perpetrado por eles mais os militares e o governo americano, tudo junto e misturado em 1964, esses mesmos desgraçados daquele golpe que nos fodeu durante todos os anos 60, 70 e 80, pasmem, são os mesmos de hoje que armaram e efetivaram o Golpe deste abril de 2016.

Depois de viver aqueles anos 80 desgraçados como subproletário, subgente sem emprego de carteira assinada, fazendo o que os da elite desse pra gente fazer e pelo que eles quisessem pagar, depois dos 80 vieram os 90. Os fernandos (Collor e Cardoso). Esse FHC filho de uma mãe, que fez dezenas de colegas meus do BB se suicidarem entre os anos de 1995 a 1999. Caralho, o FHC e os tucanos de merda são os mesmos caras que vi foderem o meu país duas décadas atrás! Dá pra acreditar que eles estão de novo por trás da porra toda?

Completei 23 meses de mandato eletivo na empresa de saúde que administro. Minha vida talvez tenha mudado mais (ou sentido mais os efeitos) nesses 23 meses que nos 12 ou 13 anos que passei nas lutas sindicais.

Não vou ao 1º de maio porque estou cansado. Porque os finais de semana não estão sendo suficientes para eu me recuperar integralmente para a batalha de 3 jornadas diárias pela entidade que sou responsável e pela defesa dos direitos dos associados que represento. E olha que tem setores ou algumas pessoas deste mesmo mundo em que atuo que são hipócritas, gente mau caráter, pessoas que não têm o mínimo respeito por um trabalho sério e dedicado, tem alguns seres que dedicam parte de seu tempo a fazerem maledicências e ilações a nosso respeito, dizem que a gente só trabalha 4 dias por mês ou que trabalhamos pouco.

Eu não faço outra coisa da minha vida nestes últimos 23 meses completados neste abril que não seja pensar as melhores estratégias (no plano intelectual) e estar no máximo de lugares possíveis deste país continental levando para milhares de associados e suas representações as informações necessárias sobre o que é, como funciona, quais problemas tem e as possíveis soluções em relação a entidade de saúde de autogestão que administro junto com outros indicados pelo patrão e eleitos como eu mesmo.

Neste mês de abril completei 47 anos de idade e 35 anos de trabalho não comprovados para a Previdência Social porque subproletário trabalha parte da vida sem carteira assinada, e nesta longa jornada a partir da meninez, como mostra minha carteira de trabalho tirada em 1982 com aquela carinha de pirralho de 12 anos, muita coisa já vi nesta vida.

Nunca se imagina na vida que aos 47 anos iríamos vivenciar tudo o que o nosso país está atravessando com a volta ao poder daquele mesmo segmento social das elites brancas corruptas, com nojo de povo, não se prevê facilmente que eles voltariam a dar a linha décadas depois. Apesar de ser sempre a tendência mais lógica no mundo capitalista.

Eu só fico me perguntando, e me revolto por isso, como pode os Irmãos Marinho ainda estarem dando as cartas 50 anos depois do golpe de 64 e mandando no país de 200 milhões de animais mamíferos "com telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor (Ilha das Flores)? Como pode os mesmos Civita, Mesquita (há mais de um século), os empresários da Fiesp, os mesmos banqueiros estarem dando as cartas em 2016 e nenhuma reação popular ou progressista foi capaz de demovê-los? Como pode?

Aos meus 47 anos de idade, tendo 35 anos de trabalho como subproletário e proletário, eu aprendi a ser um sobrevivente, um lutador, ser o mais radical possível numa vida humana em cumprir os compromissos assumidos em sociedade e mantendo minha ética e meu caráter. Eu estive cumprindo, estou e vou cumprir até a última gota de sangue nas veias, meus compromissos com a entidade que me colocaram gestor, com os associados e com os funcionários da entidade.

E peço perdão aos meus entes queridos por todas as mazelas que reverberam neles como consequência do cumprimento de minhas tarefas sociais assumidas.

Na segunda, estarei pronto para as 3 jornadas diárias em defesa de meus compromissos como gestor eleito em entidade de saúde dos trabalhadores. Mas neste domingo 1º de maio, seguirei prostrado em casa.

William

3 comentários:

mefhystho disse...

Enquanto vc escrevia, eu estava assistindo pela segunda vez "Um dia que durou 21 anos". juntamente com professores da UFU, alunos e outras pessoas engajadas em movimentos esquerdistas. Depois do filme, teve um debate, e eu sinceramente vejo muito romantismo nas pessoas engajadas. Tinha professor que esteve no Chile durante o golpe e até foi preso no Brasil. Mas, por mais que defendam Dilma, PT ou linhas esquerdas, falta ação. A Polícia, o exército, a mídia, todos são direitas e tem dinheiro (você sabe do que estou falando). Se a esquerda brasileira pretende evitar golpe, sem união e com pessoas de movimentos (sindicais, sem-terra e sem-teto), não chegarão a lugar algum. Não sei até onde é verdade o pão com mortadela, mas se as pessoas que defendem a esquerda estão sendo cooptadas assim, sem chance. Tem muita mídia, dinheiro, domínio de massa e falta engajamento. Em nossa sala de exibição tinha muitos professores, alguns alunos e um curioso (eu). A massa é que modifica e vc sabe que militares são de direita, por um motivo ou por outro, então, eles tem apoio até deles.

mefhystho disse...

Se teve algum erro, a culpa é do horário (2:20) e o teor alcoólico!

William Mendes disse...

Fala Jorge, tudo bem contigo?

Pois é, estou em dias de "pessimismo da razão" apesar do "otimismo da ação" que procuro realizar diariamente, ao menos na tarefa a mim designada pelos trabalhadores.

Não vejo problema em ter um certo romantismo nas ideias e ideais da esquerda, a utopia é necessária para caminharmos, já que nunca chegamos a ela, mas ela nos dá um norte para caminhar.

O problema maior é as esquerdas não conciliarem a prática da ação ao ideal a ser atingido.

E outra coisa que destrói as lutas das esquerdas são os esquerdistas de coração e os aproveitadores de plantão, que estão na esquerda para aproveitar momentos bons, enfim, os dois padrões de esquerdistas que priorizam seus desejos pessoais ou sua forma tática de fazer as coisas ao invés de ter como prioridade os objetivos coletivos.

Abraços, William