quarta-feira, 11 de maio de 2016

Diário - 110516



Final de dia de trabalho na noite de quarta, 10 de maio,
na sede da nossa Caixa de Assistência (DF).

Reflexões

Quarta-feira, uma quarta que se anuncia como um dia que marcará de forma negativa a história do Brasil. Está marcada nesta data a sessão no Senado para efetivar o afastamento da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), presidenta julgada sem nenhum crime de responsabilidade, julgada por um bando de parlamentares com longa ficha de acusações criminais, presidenta do partido que cometeu o "crime" de distribuir parte da renda do país para os mais necessitados nos últimos 14 anos e retirou milhões de pessoas da miséria absoluta.

Quarta-feira da sessão de votação do impeachment, na verdade um golpe parlamentar, que neste início de século 21 se consubstanciou no novo tipo de Golpe de Estado às democracias latino-americanas, golpes organizados e financiados pelo imperialismo americano e pelos grandes players donos das corporações e do mundo. Golpes de Estado efetivados a partir da destruição de governos populares através dos meios de comunicação empresariais monopolizados, de setores do Estado (judiciário e legislativo) sequestrados pelos capatazes representantes das corporações corruptas que brincam com a soberania dos Estados nacionais e manipulam as massas alienadas. 

Enfim, o início desta reflexão começou denso e compacto, à semelhança do que está sendo o massacre fascista, burocrático e sólido do golpismo na democracia de meu país. Se já sofremos os efeitos da burocracia tecnocrata nas estruturas sociais onde tentamos fazer mudanças em defesa dos direitos dos trabalhadores, estruturas burocráticas que nos massacram ao não permitir que façamos mudanças em prol dos trabalhadores que representamos, imaginem vocês como ficará nossa condição de minorias progressistas depois do Golpe. Será preciso muita firmeza de propósito para lutar pela manutenção de direitos históricos e contra o sistema tecnocrata e seus lacais para nos impedir de implantar avanços para nossos trabalhadores representados.


Ainda as reflexões


NÃO comi o Virado à Paulista nesta visita a SP.
Foto: entretenimento band uol.

Na noite de ontem, cheguei da Cassi depois das 21h. Acabei saindo para correr lá pelas dez da noite. Meu corpo não pode reclamar do ser pensante que carrega, pelo menos na questão da força de vontade de mantê-lo vivo. Corri cinco vezes nestes dez dias. Imaginem vocês que na segunda-feira estava na minha terra, São Paulo, e recusei no almoço comer o maravilhoso prato "Virado à Paulista" e vi meus amigos comerem enquanto eu comia um peixe com legumes só para cuidar do meu colesterol e da pressão alta... e isso hoje para este cidadão que vos fala só acontece porque estou cadastrado na Estratégia Saúde da Família (ESF) que acompanha os participantes de nosso plano de saúde dos trabalhadores.

Nesta quarta é dia de estudos. Ao longo do dia estarei preparando minhas intervenções nas conferências de saúde da Cassi que faremos no Piauí e na Paraíba nesta quinta e sexta. Nosso desejo ao falar com a base social, nossos associados da ativa e aposentados, é levar o melhor nível de informação possível sobre a nossa entidade de saúde e os problemas que o setor enfrenta em meio a tantas crises.


Excelente iniciativa de Jacy Afonso, imprimir e distribuir para
os trabalhadores da Fetec CUT CN um texto desta qualidade,
debatendo os caminhos da esquerda.

Eu comecei o dia dedicando uma hora de leitura política, de alimento ao ser, lendo uma excelente entrevista do intelectual, sociólogo, filósofo e professor português Boaventura, que abordou na revista Caros Amigos, nº 225 o tema "Para refundar a esquerda". Como um cidadão de esquerda, foi muito bom ler um texto de fôlego para revigorar nossos princípios e pensamentos. Reforçou muito as convicções que tenho em relação à minha visão de mundo e sociedade. A sugestão de leitura foi feita pelo amigo e companheiro Jacy Afonso, liderança dos bancários de Brasília. Tive o privilégio de tomar um café com essa grande liderança dias atrás e ele me entregou o texto, feita a impressão na Fetec CUT CN para partilhar com os trabalhadores bancários. Que iniciativa fantástica. Como disse dias atrás Ciro Gomes, a esquerda precisa voltar a ler!

O intelectual disponibiliza o texto em sua página (ler AQUI).

É isso, vamos seguir nossos estudos da Cassi neste dia para nosso contato com a base social nesta quinta e sexta.

William Mendes
Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi (eleito)

Nenhum comentário: