quinta-feira, 19 de maio de 2016

Diário - 190516



Um belo hibisco branco brasiliense. Admirei!

Quinta-feira, fim de noite em Brasília.

Acabei de voltar da corrida noturna. Hoje vesti a camisa de nossa Cassi até para correr pelas alamedas ao redor de casa. Minha corrida é sugestão do médico de família que nos acompanha.

Nesta semana, marquei retorno na CliniCassi para verificar como anda a situação deste corpinho surrado pela minha agenda de trabalho e militância social. 

Como funcionário do Banco do Brasil, sou associado da entidade de saúde dos trabalhadores, a Caixa de Assistência (Cassi), a maior autogestão do país, gerida pelo banco e por seus funcionários. 

Nossa entidade foi definida para organizar um sistema de saúde que tenha como princípio o Modelo de Atenção Integral à Saúde e tem na Estratégia Saúde da Família (ESF), organizada a partir das unidades de atendimento próprias - as CliniCassi - a origem dos cuidados dos participantes.

Assim como ocorre com meus colegas bancários, a carga de trabalho estressante que levamos nos traz riscos de contrair doenças crônicas como diabetes, colesterol ruim em excesso e hipertensão arterial, problemas que se não cuidados, agravam e trazem consequências drásticas para as pessoas.

Enfim, ao passar a ser cuidado por uma equipe de família, a minha referência sobre saúde passou a ser a Cassi e os profissionais de saúde da Cassi e não mais a rede credenciada quando sentia alguma necessidade em saúde.

Meu médico de família, Dr. Ricardo, que tem acompanhado as consequências do estresse neste que vos fala, sugeriu que eu aumente um pouco mais a carga de corridas e caminhadas. Como já estou quase no meu limite muscular na carga de corridas, foi sugerido que eu corra mais vezes e distancias menores, mais para tirar o estresse e as energias ruins do corpo antes de dormir.


Vestindo a camisa da Cassi até
para dar uma corridinha!

Estou vendo se corro 3 vezes na semana, ao menos quando não estiver nas agendas de trabalho com viagens. "Obedecendo" nossa equipe de família da Cassi, corri na terça 4k, hoje 3,5k e agora vamos correr no fim de semana. Já melhorei minha alimentação como sugestão da Cassi.

Enfim, tudo o que queremos como gestores de saúde eleitos pelos associados é estender esse modelo de promoção de saúde e prevenção de doenças ao conjunto dos associados da Cassi. Preciso de apoio do Banco do Brasil, patrocinador e gestor da Cassi conosco - eleitos pelos associados -, e de todas as lideranças da comunidade BB para fazer chegar a mais de 700 mil participantes o que é e como funciona a nossa entidade de saúde.

A flor que ilustra essa postagem é por causa de uma característica que sempre tive e estou reavivando: ver, admirar e adorar flores e plantas. Acho que esse hibisco branco é raro. Eu ao menos nunca tinha visto.

Abraços a tod@s,

William Mendes

Nenhum comentário: