sábado, 23 de julho de 2016

Ser invisível e insignificante na cidade grande - Balzac





Leitura de Ilusões Perdidas, d'A Comédia Humana, de Honoré de Balzac.

"As pessoas que, no interior, gozam de certa consideração, e que ali a cada passo encontram provas de sua importância, não se acostumam de modo algum a essa perda total e súbita de seu valor. Ser algo em sua terra e nada ser em Paris são dois estados que requerem transições; e aqueles que passam muito bruscamente de um para o outro caem numa espécie de aniquilamento" (página 201)


Essa descrição dos costumes franceses da primeira metade do século 19 é algo que não mudou na sociedade atual, nem cá no Brasil, nem em lugar algum.

A coisa mais difícil para as pessoas que estão no poder, que são o centro das atenções, famosos e ricos e que-tais, é sair de seu reino ou pseudo-domínio e de uma hora para outra ser só mais um na multidão num grande centro, de maneira que possa se sentir "alone in the crowd".

Também é por causa disso que quase ninguém quer largar o osso quando se encontra nos espaços de poder. É o esquecimento e perda de importância no dia seguinte ao fim de sua posição ocupada antes.

Seria algo para se rir, se não fosse trágico ver o quanto essa necessidade do ego prejudica projetos coletivos, pessoas e os espaços sociais.

William

Nenhum comentário: