segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Petróleo - Mad Max se tornou realidade




Refeição Cultural

E então, a ficção dirigida por George Miller, que fez grande sucesso nos anos oitenta apresentando um mundo distópico pós-apocalíptico se tornou realidade no século 21.

No mundo do caos e da desordem onde sobrevive o ex-patrulheiro Mad Max, o que importa é conseguir gasolina. É o combustível que dá mobilidade para se viver naquele mundo sem lei.

No início do segundo filme, a história contada fala das guerras e destruições nos países detentores das principais reservas de petróleo do mundo... 

E o que foram as "primaveras árabes" a partir de 2011 com apoio dos Estados Unidos, diga-se, o país das petroleiras que dominam o mundo? E o que foram antes das primaveras árabes, as guerras do Golfo, promovidas pelos mesmos Estados Unidos para estabelecer suas petrolíferas no controle das reservas?

Que coisa, heim? Agora os donos do mundo estão mantendo o barril de petróleo a preço de banana para quebrar os países e suas empresas e economias que ainda têm reservas de petróleo para mais algumas décadas do século 21. Estão no foco dos donos do mundo o Irã, a Venezuela e um país lá na América do Sul chamado "brazil"... os caras lá descobriram reservas nas camadas mais profundas do Oceano e a empresa brasileira Petrobras detinha o poder exclusivo da exploração do que viria a se chamar Pré-sal (até que um certo Golpe de Estado ocorreu sob o silêncio dos Estados Unidos...).

Bem-vindos ao mundo Mad Max. Fodam-se países e povos dos países onde há algum tipo de reserva de petróleo para se explorar por mais alguns anos.

Que importam Kuait, Iraque, Egito, Arábia Saudita, Venezuela, Brasil...

E há gente inocente, pura e besta que não tem a menor noção do que se passa no mundo em termos de disputa de hegemonia mundial pelo petróleo. Tem bobinho enganado pelos donos das mídias tupiniquins e vira-latas, lacaias dos americanos, que acha que o petróleo não vale mais nada e que o Brasil tem mais é que se ver livre dessa coisa sem valor chamada Pré-sal...

E aí, estamos preparados para viver naquele mundo tranquilo e calmo de Mad Max?

William


Sinopse dos dois que assisti: 


Mad Max (1979)


Responsável por lançar Mel Gibson ao estrelato mundialmente, o primeiro filme da franquia Mad Max mostra um futuro pós-apocalíptico onde um povo, praticamente sem lei, briga violentamente por água e gasolina. Quando uma gangue selvagem ataca a família do policial Max Rockatansky (Gibson), ele vira juiz, juri e executor por conta própria. Aqui, vemos os últimos dias "normais" de um homem que tinha tudo e acaba caindo em um abismo de loucura. Assim, o "louco" e "enfurecido" (duas palavras que traduzem a expressão "mad" para o português) Max se transforma em um anti-herói em busca de vingança e de esquecimento.


Mad Max - a caçada continua (1981)

Considerado o melhor filme da franquia, Mad Max 2 continua a jornada de Max Rockatansky (Gibson) por vingança. Após deixar de lado sua vida de policial, ele se tornou um guerreiro solitário e destemido, vagando pelo deserto em seu carro e brigando com quem cruzasse o seu caminho. Porém, Mad Max recupera um pouco da sua humanidade e resolve ajudar uma comunidade de sobreviventes que vivem em uma refinaria a defenderem a si mesmos e seu estoque de combustível contra uma bárbara gangue de motoqueiros que querem roubar a gasolina, o bem mais precioso deste futuro apocalíptico.



(Fonte: Adoro Cinema)

Nenhum comentário: