domingo, 4 de setembro de 2016

Amor, receita para suportar décadas de lutas proletárias



Um casal tenta a vida e quer ser
feliz mesmo vivendo em país
sob estado de exceção...
(ontem e infelizmente hoje)

Refeição Cultural - Ou... Amor, receita para suportar os golpes e seguir lutando...


Hoje é aniversário de minha mamãe querida. Ela está fazendo 70 anos de vida. Meus parabéns minha mãe amada. Obrigado sobretudo por existir.

Nesta semana meu pai completou 74 anos de idade no dia 30 de agosto. Mais uma vez, parabéns meu pai querido. Obrigado sobretudo por existir.

Amanhã, meus pais completam 52 anos de casados. Parabéns meus pais queridos.

Meus pais nasceram nos anos quarenta do século 20. 

Quando meu pai nasceu, o mundo vivia dias trágicos. Estávamos em plena 2ª Guerra Mundial. Os nazistas já vinham exterminando milhões de pessoas que eles não consideravam sequer seres humanos. Eles já haviam coisificado seus adversários e o mundo descobriu depois todas as atrocidades cometidas. Será que a humanidade aprendeu alguma coisa? 

(hoje, coisificaram os petistas e simpatizantes, pessoas comemoram violência contra petistas, morte de petistas, e pregam o ódio contra petistas... o mundo não aprendeu nada! A imprensa canalha criou uma população canalha, vil)

Quando minha mãe nasceu, a 2ª Guerra Mundial recém tinha acabado. O mundo estava destruído. Dezenas de milhões de pessoas haviam sido exterminadas pelo fascismo, nazismo, comunismo, ismos, pelo ódio, pela disputa entre os players do capitalismo. Os donos do poder já brincavam com o mundo como tabuleiro do jogo War.

Quando meus pais eram adolescentes nos anos sessenta no Brasil, na América Latina, os Estados Unidos estavam financiando golpes de Estado nos governos em praticamente todos os países da América do Sul e América Central. Começaram com a Guatemala ainda nos anos cinquenta e depois não pararam mais. 

Meus pais estavam se amando e pensando em casamento em 1964 quando o nosso querido país sofreu um Golpe de Estado organizado e patrocinado pelos empresários da comunicação no Brasil, pelos EUA, pelos partidos de oposição a Jango etc. Os jovens se casaram no dia 5 de agosto de 1964, um dia depois de minha mãe fazer 18 anos. Que contexto político, econômico e social para começar uma vida!

Quando eu nasci, em abril de 1969, os militares e demais usurpadores do poder haviam acabado de decretar o AI-5, recrudescendo a violência, o fim da liberdade, e o ataque aos direitos dos trabalhadores e povo brasileiro. Imaginem como era a vida do jovem casal, agora com dois filhos pequenos naquele mundo.

Meu filho nasceu em 1996 sob um país que vivia um regime democrático, com todos os defeitos inerentes à um país com a pior distribuição de renda do planeta. O poder político e econômico no Brasil continuava nas mesmas mãos. O cidadão Kane brasileiro é quem mandava no país: Roberto Marinho e as Organizações Globo. Junto com todos os outros desgraçados de sempre, os donos do Estadão, da Folha "ditabranda", a Fiesp, os banqueiros, os coronéis ruralistas, os rentistas etc. Os donos da mídia já tinham dito que o candidato Lula e o PT eram bandidos, comunistas, comiam criancinhas, tinham feito uma montagem vinculando o sequestro do empresário Abílio Diniz a sequestradores com a camisa do PT... meus jovens, não é de agora que fazem isso com o Lula e o PT!


O casal segue tentando a vida, mesmo 
sob novo estado de exceção.

Quem diria que no dia 4 de setembro de 2016 minha mãe completaria 70 anos de novo vivendo num país com novo Golpe de Estado... que meu pai completaria 74 anos na véspera do dia da vergonha, quando um Congresso Nacional de bandidos, dos homens brancos da Casa Grande e seus capitães do mato iriam destituir a presidenta eleita com 54,5 milhões de votos... quem diria completarem 52 anos de casados sob um Brasil que vinha soberano desde o início dos anos dois mil, que havia mudado a vida de milhões de trabalhadores como nós e que agora, de novo, vive sob estado de exceção...

Quem diria que eu fosse ver isso de novo aos 47 anos de idade, que meu filho aos 19 anos fosse conhecer aquele estado de exceção que seus avós viveram lá nos anos sessenta.

Mãe, meus parabéns pelo seu aniversário! Pai, parabéns! Obrigado por vocês existirem. Vocês são um porto seguro, uma âncora para que este filho tenha forças para abrandar o coração revoltado com as injustiças que vemos há décadas, vocês lá de trás e eu nesse quase meio século de vida.

Vida longa a vocês! Ter esposa companheira, filho tão maravilhoso, pais com tanta resiliência ao ver e viver neste cenário que descrevi, faz a gente acordar todo dia e sair para viver lutando por um mundo melhor, apesar de toda essa merda que estamos enfiados de novo.

William

Nenhum comentário: