domingo, 6 de novembro de 2016

Diário e reflexões - 061116 (São Silvestre)



(Atualizado em 27/11/16, às 21:37h)





O duro caminho para a São Silvestre



Neste domingo, acordei com o cansaço de um corpo extenuado por excesso de trabalho, pouco dormir e mal se alimentar. No sábado, havia chegado pela manhã de Belém do Pará, onde trabalhei por dois dias. Acabou que não consegui descansar direito durante o dia.

Estou vivendo um dilema em relação à minha saúde e condições físicas: meus músculos estão sensíveis e mal estou me carregando nas últimas semanas. E tenho que retomar a forma física por questão de saúde e porque vou correr a São Silvestre daqui a 55 dias. Serão provavelmente os 15 km mais difíceis de minha jornada de corridas. E olha que já participo da prova desde 2007.

Eu definitivamente preciso refletir se devo seguir na rotina que estou levando em meu trabalho ou se devo me obrigar a dormir ao menos sete horas por noite e me alimentar um pouco melhor. Além de me obrigar a dedicar algumas horas da semana a mim mesmo.

Saí para correr no Eixão com o mesmo receio que tenho sentido cada vez que saio para correr um pouco desde setembro (me contundi em agosto), porque não estou sentindo firmeza em minha musculatura da parte posterior da perna, desde o calcanhar e Tendão de Aquiles até os músculos gastrocnêmios.

Mentalizei em correr 5 km. Para quem está começando do zero faz poucas semanas, este percurso é um longão - tenho que ter humildade e reconhecer minha condição física.

Desde setembro, só corri algumas vezes. Tenho tentado fazer ao menos caminhadas, mas estou com dificuldades de agenda.

Comecei a corrida no Eixão num trote bem leve, muito concentrado nos músculos da perna. Passada leve, sem dar impacto pesado. Corri 2,5 k num sentido e voltei. A temperatura estava quente na saída (26º) e na volta começou a chover. Os músculos incomodavam, mas segui concentrado. Terminei a corrida com 33' e a temperatura baixou para 22º com a chuva. 

Feliz por ter corrido tudo bem. Mas a preocupação continua. Estou longe de alcançar condições para correr os 15 km da São Silvestre no dia 31 de dezembro. E olha que eu tenho uma agenda absurda de trabalho já programada. Minha última viagem será no dia 16 de dezembro lá no Maranhão. Não será fácil...

Além de ter que exercitar corrida nos finais de semana, restam seis a considerar que no anterior à corrida devo descansar, preciso fazer exercícios físicos para o tronco e não estou achando energia extra para isso durante a semana.

É uma autocrítica a respeito do que estou fazendo com minha vida e saúde, mas sei que ocorre o mesmo com muitas pessoas ao nosso redor, trabalhadores como nós mesmos. Por isso compartilho, porque sou uma pessoa comum como meus pares.

Vamos nos esforçar para chegar bem à São Silvestre, mas vamos estar atentos e tentar ouvir nosso corpo e ter sabedoria para dosar todas as nossas tarefas profissionais e pessoais.

William


TREINAMENTO SÃO SILVESTRE

21/09 DF ......................... 3,5k 23º corrida noturna

23/09 DF ..........................3,5k corrida noturna

09/10 MG ........................ 6k 60' 32º caminhada Pq. do Sabiá

10/10 DF ......................... 5,5k 55' 23º caminhada noturna

11/10 DF ......................... 5,5k 53' 22º caminhada noturna

12/10 PB ......................... 6K 60' 24º caminhada Praia de Tambaú

23/10 DF ......................... 2k corrida e 4k caminhada no Eixão 30º

26/10 DF ......................... 3,2k 22' 25º corrida noturna

30/10 SP ......................... 3,5k corrida e 4k caminhada no Pq. Continental

06/11 DF ......................... 5k 33' 26º corrida no Eixão, com chuva refrescante



Post Scriptum:

10/11 DF ..........................4K 27' corrida noturna

15/11 DF ...........................6k 60' caminhada no Eixão

20/11 DF ...........................7k 46' 20º no Eixão, após chuva

(Esta corrida foi de muita superação e concentração. Corri com toda a atenção do mundo em meus tendões, respiração e desejo de superar novamente meus limites atuais. Fiquei muito feliz pela realização)


Post Scriptum:

27/11 DF ..........................8k 53' 27º no Eixão

(Se a corrida do domingo passado já foi de superação, esta de hoje foi emoção e felicidade pura! Depois de uma semana de trabalho em 3 turnos - manhã, tarde, noite, incluindo dois dias em Palmas (TO) - dei uma caminhada no sábado e fiz alongamentos. Saí para correr hoje com muito desejo de superar meus limites físicos atuais e lembrando que faltam algumas semanas para os 15k da São Silvestre. Cheguei ao Eixão e saí num trote muito concentrado com passadas leves e firmes. Foco na resistência e ritmo. Fui até o Sede I do BB e voltei. Foi uma corrida de superação, as dores nos tendões dos pés não incomodaram e fiquei muito feliz com a corrida! Como diz o Dr. J.J. Camargo... "A tristeza pode Esperar")

Nenhum comentário: