sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Diário e reflexões - 111116



Cenário onde corro vez por outra.

Final de sexta-feira.

Estou fechando uma semana de trabalho que não foi diferente das outras: longas jornadas e muito estresse praticamente todos os dias da semana. Dormi pouco. Longos embates políticos e estudos sobre a entidade de saúde que atuo como gestor eleito.

Ao mesmo tempo em que atuamos no presente, também estamos revendo o passado para nos orientarmos se estamos cumprindo compromissos, se estamos lutando para evitar erros já cometidos por nossos antepassados e para atualizar os registros das ações realizadas e manter um memorial que sirva até de pesquisa aos participantes da nossa autogestão.

Após rever os dois primeiros meses de mandato na Cassi, reli nesta semana em meu Blog Categoria Bancária o mês de agosto de 2014 e fico com a consciência leve pelo que li em registros de prestação de contas. Eu estava completando três meses de trabalho e já investia fortemente em estudos da entidade, mesclando viagens para estar junto às bases sociais levando informações sobre a Caixa de Assistência e fortalecendo parcerias com os associados e suas entidades representativas.

Aquele mês foi impressionante! Eu lancei o 2º Boletim Prestando Contas Cassi (ler AQUI) e fiz distribuição em locais de Brasília, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Estive em duas Conferências de Saúde - em Rondônia e Piauí. Estive em entidade de aposentados para defender o modelo solidário de custeio na Caixa de Assistência (fui com recursos próprios); assessorei as negociações entre o BB e os bancários na mesa específica sobre saúde. Detalhe: eu estive alguns dias em férias e atuei normalmente pela defesa dos interesses da Cassi e dos associados. 

É bom reler o passado recente e ver que seguimos com a mesma dedicação ao nosso mandato e respeitando os princípios que aprendemos para a representação dos trabalhadores.

Nesta semana que se encerra, os associados de nossa entidade de saúde começaram a participar de consulta plebiscitária para dizer se são favoráveis ou não a uma proposta de solução para um déficit no plano de saúde dos funcionários. A proposta foi construída em quase dois anos de negociações que envolveram as maiores entidades nacionais do funcionalismo e contou com uma unidade importante ao focar os interesses coletivos da Cassi e seus associados.


Política em baixa: não-política está levando mundo ao fascismo

O mundo está de cabeça para baixo. Quando vemos o cenário em nosso país, na América do Sul, nos Estados Unidos e no mundo em geral, percebemos um clima semelhante ao período que antecedeu as duas grandes guerras na primeira metade do século 20. Período viveu a ascensão de fascismos, nazismo e totalitarismos que levaram o mundo a guerras de extermínio.

É isso. Evidente que está difícil de cuidar da saúde e da condição física com uma agenda de trabalho como esta que levo. Não consegui fazer exercícios durante a semana e para não descumprir totalmente minha programação pensando a participação na São Silvestre, dei um jeito de correr um pouco na noite desta quinta (4k), antes de viajar, só para ser persistente com meus objetivos.

Fim de registro. Vamos para o fim de semana em que terei que trabalhar porque tenho uma pauta bem gigante de reunião de Diretoria Executiva na segunda-feira em Brasília.

William

Nenhum comentário: