segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Diário e reflexões - 060217



Um sábado choroso.

Já entramos pela madrugada de segunda-feira. Acabou o final de semana em família e vamos para mais uma semana de lutas pela nossa Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, onde estou Diretor de Saúde e Rede de Atendimento, eleito pelos associados.

Foi um final de semana de muita tristeza no coração por causa do falecimento de Dona Marisa, esposa e companheira do Presidente Lula. 

Eu escrevo faz tempo neste Blog a respeito dos receios que tinha ao se iniciar em nosso País um processo de envenenamento do povo por parte dos donos dos meios de comunicação e partidos de oposição aos governos do PT. A direita fascista iniciou um processo de ódio contra Lula, sua família, o Partido dos Trabalhadores, movimentos sociais e a esquerda. Foi aberta a Caixa de Pandora e hoje o ódio toma conta dos brasileiros.

Além de trabalhar como um louco pela Cassi, de forma ininterrupta e com dedicação canina, tenho procurado escrever e ler com um senso de emergência como se o mundo acabasse amanhã. E não há de fato previsibilidade alguma nas leituras de cenários políticos, econômicos e sociais para o próximo período pelo grau de destruição que os golpistas e fascistas estabeleceram no Brasil só por não aceitarem o desejo do povo em eleger pela 4ª vez o PT para presidir o nosso querido País. Avisaram que se o Partido vencesse as eleições de 2014, não governaria. E assim foi feito através de um consórcio de bandidos e fascistas, com apoio dos Estados Unidos.

Estou com uma sede de ler e terminar dezenas de obras que já iniciei a leitura e que nunca consegui acabar por causa de minhas tarefas cotidianas nas lutas sindicais que liderei e participei até 2014 e pela agenda atual na área de gestão em saúde.


Livro aborda os efeitos profundos do
capitalismo flexível sobre o comportamento
da classe trabalhadora nas últimas décadas.

No sábado, terminei a leitura de um livro leve e descontraído, que ganhei de minha esposa em dezembro, Manual Inútil da Televisão (2016), de Paulo Henrique Amorim. Li em três ou quatro sentadas durante a semana que passou.

Neste domingo, peguei com muita firmeza um livro complexo, de leitura densa, do professor de sociologia da Universidade de Nova Iorque, Richard Sennett - A corrosão do caráter, consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo (1998). 

Eu havia começado a leitura do livro em 2012 e até por causa de minha atuação na área de formação da Contraf-CUT, já havia lido algumas partes do livro algumas vezes. Mas nunca tinha lido mais que meio livro. Desta vez, peguei na leitura com decisão de ir até o fim. O ensaio é de muita reflexão e de grande valia para quem atua com pessoas, como é o meu caso. Não consegui escrever a postagem sobre a obra ainda.


Filmes abrem grandes reflexões sobre
o comportamento animal humano.

Outro momento de grande reflexão neste domingo foi assistir com esposa e filho ao filme Planeta dos Macacos: O confronto (2014). Em sequência ao primeiro, que havíamos assistido no domingo anterior - Planeta dos Macacos: A origem (2011). Gosto muito desta série de filmes, já vi todos os anteriores. Os debates e dilemas são muito estimulantes. E atuais.

Eu vou seguir com muita leitura e estudos para buscar esperança nos humanos e na sociedade, porque se eu não fizer isso, o pessimismo da razão me dominará, frente a tudo que vejo de iniquidade, injustiça e miséria humana ao meu redor.

Não tem sido fácil retomar as corridas, mas no sábado e no domingo, coloquei tênis e saí para uns trotes nas alamedas e no Eixão.

É isso, vamos dormir para iniciar uma semana de lutas pela Cassi, pelo modelo de saúde que defendemos e pelos direitos dos associados que representamos. Eu me esforço para que minhas atitudes sejam sempre o reflexo do que espero de comportamento das pessoas na sociedade humana.

William

Nenhum comentário: