sábado, 21 de outubro de 2017

Diário e reflexões - 211017 (Resistência e luta)



Primaveras em Florianópolis. Apreciar o belo na natureza
ainda é um atributo humano, demasiado humano. Apreciemos.

Refeição Cultural

Acordei nesta manhã de sábado em Brasília com aquele cansaço físico e mental já característico nos finais de semana, devido aos últimos anos de lutas que empreendo como tarefa atual - ser gestor eleito em uma autogestão em saúde pertencente aos trabalhadores do Banco do Brasil.

Nesta semana, por causa de minha agenda de gestão e lutas, dormi pouco mais de 20 horas em 120 horas de dias úteis. Em duas noites só dormi 3 horas e pouco. Mas estive com a base social na segunda em São Paulo e na quarta no Ceará. Fiz dois textos que exigem pesquisa e concentração. Foram várias horas de estudos e debates na governança da Cassi na Diretoria Executiva e no Conselho Deliberativo. Muito desgaste físico e psicológico.

O planeta Terra passa por um dos cenários mais ameaçadores da vida humana dos últimos milênios. O sistema de organização social mundial hegemonizado por alguns humanos e suas corporações - comumente chamado de capitalismo -, já suplantou até países e culturas instituídas. 

As ameaças são de guerra nuclear, domínio de máquinas e Inteligência Artificial, devastação ambiental e miséria para bilhões de pessoas, enquanto poucas detenham todos os meios de sobrevivência.

Poucas pessoas do povo ou pertencentes às camadas sociais mais populares têm noção de tudo que se passa neste exato momento em que escrevo. As ferramentas de manipulação e idiotização nunca foram tão avassaladoras como neste século 21. 

Os mesmos detentores de tudo, detêm todos os veículos de comunicação que pautam a vida dos seres humanos. Sistemas como o Facebook têm como estratégias capturar pessoas para que a vida seja baseada naquele sistema.

A dificuldade para organizar a classe trabalhadora por parte de pessoas na posição em que me encontro - um militante social que vive em função de defender os direitos dos trabalhadores -, nos faz titubear se devemos seguir ou largar tudo. Pensem se é fácil todos os dias do ano lutar contra a ignorância e contra um sistema de burocracias a favor dos donos do mundo.

Nosso compromisso com a vida do povo e da classe trabalhadora não nos permite esmorecer ao final de todos os dias de nossa existência. Desistir não é uma opção. Hoje, tenho claro que a vida apenas é, e que para estar nela devemos fazer o que deve ser feito. Mesmo cansado, muitas vezes com tristeza, e baqueado pelas constantes decepções com os seres humanos.

Para resistir e lutar é preciso se cuidar, ter um corpo e estar vivo. Apesar do cansaço, saí e corri por quase meia hora. Estou fazendo isso sempre que possível. Para resistir e defender os direitos e patrimônios dos trabalhadores é preciso ler, estudar, pensar e criar ideias novas e conhecer tudo que for possível. Faço isso em nome dos meus pares.

É preciso também ultrapassar as barreiras que estão sendo montadas pelos sistemas dos donos do mundo para que o meu lado não consiga organizar o povo para conscientizá-lo e trazê-lo para as lutas.

Eu acredito nas lutas por um mundo mais justo, mais solidário. É possível os meus pares da classe trabalhadora virem para o nosso lado a qualquer momento, todos os dias. Para isso, temos que ir até eles e organizá-los, de preferência olho no olho. Faço isso há quase 20 anos. As ferramentas de comunicação virtual devem ser acessórias.

Se você que às vezes nos lê ou nos acompanha também achar possível nos unirmos para defender os direitos do povo contra um sistema de poucos, compartilhe nossos textos e pensamentos. 

Os capitalistas donos das redes sociais e ferramentas de comunicação estão fechando os sistemas para opiniões diferentes das deles. São ferramentas de Inteligência Artificial e algoritmos que vão dificultar cada vez mais nosso lado acessar os leitores e pessoas nas redes sociais privadas.

Temos que pegar o hábito de visitar as páginas dos blogs e sites mais vinculados aos trabalhadores e ao povo digitando diretamente o endereço e salvando em seus favoritos.

Eu escrevo em dois blogs, este de cultura e reflexões e o de prestação de contas dos mandatos que exerço em nome dos trabalhadores, o Categoria Bancária (acessar AQUI).

Abraços e vamos firmes na luta por um mundo melhor.

William

Nenhum comentário: