segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Diário e reflexões - 301017 (Lutar contra a manipulação dos povos)



Ler é um ato importante para se pensar o mundo.
"Leer aunque sean los papeles rotos por las calles..."
já dizia Miguel de Cervantes no século XVI.

Refeição Cultural

"Os animais são as letras soltas do alfabeto; o homem é a sintaxe" (fala de um personagem de Machado de Assis)


Estamos fechando o mês de outubro nesta segunda e terça-feira que começam.

Descansei muito pouco no domingo, pois cheguei de viagem a trabalho no sábado por volta de meia-noite. Estive em um congresso de autogestões em saúde em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Precisei diminuir neste semestre o prazer pessoal da leitura de livros em busca de conhecimento, por causa da intensificação das agendas de luta em meu trabalho de gestor eleito na caixa de assistência em saúde dos trabalhadores que represento.

Mesmo assim, não dou conta de ficar sem ler alguma coisa. A foto acima mostra o que tenho lido em conta gotas nos intervalos que arrumo no final de semana ou em algum voo por aí. 

É necessário e urgente que a classe trabalhadora, ao menos suas lideranças, escarafunche nos alfarrábios da história humana experiências de resistência dos povos na luta de classes para conseguir reagir ao caos gerado pelo Golpe de Estado em nosso país e ao crescimento das ideias fascistas e conservadoras no mundo. 

O Brasil pós golpe está sendo desmantelado para nunca mais ter um futuro nacional.


NOAM CHOMSKY

Li três capítulos de um livro que adquiri recentemente de nosso grande intelectual Chomsky. Ele não tem trava na língua ao falar do grande mal que os Estados Unidos fazem aos países e povos do mundo. É pavoroso ler as descrições de barbaridades cometidas em países sul-americanos, africanos e do Oriente Médio e demais povos orientais com o apoio e coordenação da CIA. Que lixo!


MACHADO DE ASSIS

"Os animais são as letras soltas do alfabeto; o homem é a sintaxe"

Li um conto do Mestre do Cosme Velho que é tão chocante, que acabei lendo duas vezes para ver se havia entendido direito o tema abordado por ele na ficção. Na segunda leitura, compreendi claramente a estória.

Machado é um mestre na ironia e esta figura de linguagem é uma das mais complexas na arte da literatura porque ela exige capacidades interpretativas dos leitores.

O "Conto Alexandrino" foi publicado por Machado em 1883 e traz a estória de dois filósofos que buscam a verdade universal. Um deles desenvolve uma teoria de que nos animais estariam todos os sentimentos e capacidades humanas.

A narrativa se passa na Alexandria durante a dinastia dos Ptolomeus (323 a 30 a.C.).

O conto é chocante! Aborda experiências com animais vivos e depois com seres humanos. Machado antecipou em décadas o que os nazistas fariam com os seres humanos que foram subjugados por eles, a partir da liderança de Adolf Hitler e um de seus médicos, Josef Mengele.


LIBERDADE, DEMOCRACIA, BUROCRACIA... CONCEITOS PODEM SER DETURPADOS E MANIPULADOS POR PESSOAS, GOVERNOS E CORPORAÇÕES

Ler a opinião de Mikhail Gorbachev, em 1987, dizendo o que o PCUS tinha planejado para tentar salvar o socialismo da União Soviética (e que deu errado pouco tempo depois) é interessante para mim.

Ver a posição de Rosa Luxemburgo quase um século antes de Chomsky reforçando o papel do intelectual que deve dizer a verdade e lutar contra a enganação e empulhação feita pelos poderosos com o apoio de "intelectuais" é muito bom. O mesmo que Said afirmava em suas teses sobre o papel dos intelectuais em relação a se contrapor ao poder.


PESSIMISMO DA RAZÃO

Estou pessimista em relação à sobrevivência dos seres humanos. Pessimista em relação ao domínio da tecnologia da comunicação (manipulação) de massas nas mãos de poucos humanos e suas corporações. Pessimista em relação ao que estão escondendo do povo internamente nas grandes corporações que já subjugam países, governos e povos do mundo. 

O planeta Terra é um verdadeiro tabuleiro de guerra como no jogo War, onde alguns participantes pensam estratégias para dominar o mundo. Pensando só o mundo ocidental, as pessoas não têm a menor noção do poder de influência de empresas como, por exemplo, GoogleFacebook na vida de bilhões de pessoas. Os humanos são quase NADA para esses sistemas, além de banco de dados para comércio. E todas as nossas informações estão disponíveis na rede mundial.

Mas desistir da luta por um mundo melhor, mais humano, mais inclusivo e solidário, mais sustentável com valores coletivos, enfim, desistir não é uma opção para aqueles que se libertaram da manipulação e devem usar sua consciência pessoal e de classe para lutar pela libertação dos povos.

É isso! Seguimos nas lutas!

William


Post Scriptum

Para fazer minha parte em salvar minha vida para continuar lutando, me esforcei sobremaneira para correr um pouco neste mês, mesmo com o cansaço de prostração que tenho experimentado às vezes. Corri neste mês 5k (1/10, DF), 3,5k (7/10, DF), 4k (8/10, DF), 6k (15/10, SP), 4,5k (21/10, DF), 5k (29/10, DF). Pouco, mas melhor que nada.

Nenhum comentário: