sábado, 3 de fevereiro de 2018

Ligando os pontos do que parecia ser teoria da conspiração, por Florestan Fernandes Jr.


Comentário do Blog:

Olá prezad@s leitores e amig@s.

Compartilho com vocês excelente texto de Florestan Fernandes Jr. que "liga os pontos" de eventos ocorridos na última década e dão fortes indícios sobre o que temos defendido aqui neste espaço. O Golpe de Estado contra nós povo brasileiro foi projetado dentro de um cenário internacional de disputa de hegemonia por petróleo e contra a soberania e altivez conquistadas pelo Brasil com a chegada do PT à presidência do país. Só foi preciso por parte do imperialismo comprar alguns brasileiros vira-latas e lesas-pátrias para destruir uma nação. 

Sem reação do povo, o Brasil terá o destino que teve o México, um país gigante com 120 milhões de pessoas que desapareceu do cenário político após ser subjugado pelos Estados Unidos e por esse 1% de humanos que destrói tudo. Alguém lembra do México hoje nas políticas internacionais? Ou virou quase que uma colônia de passeio de gringos como vários países da América Central? Não que esses povos não tenham lutado, mas suas lideranças e resistências foram eliminadas pelos imperialistas, eliminadas moralmente e fisicamente.

A dor sentida é imensa por aquel@s como eu que atuam com política, com organização social, com a luta e a resistência em defesa do povo trabalhador. Ter conhecimento dessa engrenagem global de como poucos donos do mundo manuseiam e manipulam as classes alienadas e desinformadas politicamente dói profundamente. Os que não quebram psicologicamente e fisicamente é por alguma coisa que carregam dentro de si de não desistir nunca e saber que não resta outra alternativa que acordar, levantar e sair para enfrentar toda essa merda contra nós o povo trabalhador.

Como diz o presidente Lula só vamos parar de lutar pelo povo e por um mundo mais justo e solidário para o povo se morrermos. Enquanto estamos vivos e vendo toda essa destruição e injustiça é obrigação nossa sentir aversão a essa desigualdade e injustiça que vendem ideologicamente como "natural". As instituições formais do Estado brasileiro hoje estão tomadas pelas forças que aplicaram o golpe contra o povo. Ao mesmo tempo que neste instante vejo a burocracia do Estado ser usada como força repressora contra o povo, vejo que o povo pode reverter isso com a ocupação das ruas.

Quero acreditar que cada pessoa manipulada e enganada ontem pelos meios midiáticos dos donos do mundo pode acordar hoje para a realidade de sua situação de classe e se somar com aqueles que estão chamando o povo para a luta contra essa injustiça de alguns seres humanos (o 1%), que são humanos e não imortais, porque esses poucos estão destruindo as perspectivas de vida e felicidade dos 99% dos demais humanos do mundo, nós.

Seguimos com desejo de lutar por um mundo melhor para tod@s.

William


(reprodução de artigo do Viomundo)


Ligando os pontos

Em 2007 a Petrobras descobre campos enormes de petróleo em águas ultra-profundas do nosso litoral. Uma reserva de mais de 80 bilhões de barris de petróleo.

Um ano depois, em janeiro de 2008 foram roubados 4 laptops e 2 HDs com informações sigilosas da bacia de Santos.

Dados de 30 anos de pesquisas da Petrobras no valor estimado de 2 bilhões de dólares.

Em 30 de outubro de 2009, o WikiLeaks uma organização transnacional com sede na Suécia publica em sua página informações “vazadas” de governos e empresas assuntos estratégicos de interesse público.

No documento, o nome do juiz Sérgio Moro é citado como participante de uma conferência promovida pelo programa Bridges Project (“Projeto Pontes”), vinculado ao Departamento de Estado Norte-Americano, cujo objetivo era “consolidar o treinamento bilateral [entre Estados Unidos e Brasil] para aplicação da lei”.

Em 2013, uma semana após notícias de que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi espionada pela CIA, o ex-consultor da agência de inteligência americana Edward Snowden indicou que os EUA espionavam também a Petrobras.

Em junho de 2013 a “Operação Lava Jato” tem início com o monitoramento das conversas de doleiros no Paraná.

Em março de 2014 é deflagrada a primeira fase ofensiva da operação que iria derrubar a presidente da República, paralisar a Petrobras, a economia do país e, sucatear os estaleiros responsáveis pela construção de plataformas e as fabricas de sondas de perfuração.

Tudo com a cobertura massificante dos nossos meios de comunicação.

Lá se vão 4 anos de uma lavagem que levou para o ralo, milhões de empregos, milhares de empresas públicas e privadas e quase todos os avanços sociais e econômicos.

O “novo” velho governo já extingue uma reserva ambiental em território de quase quatro milhões de hectares para atividades privadas de mineração. Anunciou a venda da gigante de energia elétrica Eletrobras, da Casa da Moeda e pasmem, vai oferecer ao mercado em leilões que pretende realizar a partir de 2018 campos de óleo e gás da Petrobras.

Ao todo, 21 áreas, com descobertas de petróleo e gás serão liberadas para petroleiras internacionais.

Parte destes poços estão localizados nas três bacias produtoras mais nobres da empresa brasileira — Campos, Santos e Espírito Santo.

Nesta quarta-feira 6*, o ex-ministro Antonio Palocci afirmou em seu depoimento ao juiz Sérgio Moro que a descoberta do pré-sal fez mal para o Brasil.

Como o pré-sal, responsável por mais da metade da produção brasileira poderia fazer mal ao país?

A afirmação é um claro sinal de submissão aos interesses estratégicos das forças que patrocinam a venda da empresa brasileira.

Para que o Brasil permaneça de joelhos é necessário agora impedir a chegada ao poder de grupos desenvolvimentistas comprometidos com a defesa das nossas riquezas. Por isso a eleição de 2018 é incerta e temerosa.

Como disse está semana o ex-ministro Bresser Pereira: “O Brasil está se condenando a ser uma economia de propriedade dos países ricos. E nós seremos todos empregados”.

(*Não dá para saber ao certo a qual data Florestan se refere)

Fonte: Viomundo

Nenhum comentário: