segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Em busca da História


Luar pós eclipse de 27 de julho de 2018
a partir de meu mundo, Osasco.

Refeição Cultural

Quem sou, o que sou, por que as coisas são como são, por que vemos o mundo da forma como vemos - através de conceitos e valores que variam no tempo e no espaço, e de pessoa a pessoa -, o que aconteceu que nos levou aonde estamos neste momento da História, o que podemos aprender com as experiências do passado em todas as áreas e dimensões humanas e em relação ao próprio planeta que habitamos e suas mudanças, enfim, pensar e refletir questões como essas são evidências de que somos seres humanos e não somente animais irracionais, reles mamíferos bípedes como os demais no reino animal.

Após quase cinco décadas de existência, uma vida quase toda dedicada à sobrevivência pessoal e familiar e a lutas coletivas e movimentos sociais, tenho o desejo de abraçar uma busca por mais conhecimento humano através da História, quero ser menos ignorante nas coisas do mundo e da vida humana. Não sei ainda qual será a melhor estratégia e alternativa para alcançar esse objetivo de busca do conhecimento, mas vou achar a forma adequada para isso.

Quando criei este blog Refeitório Cultural tinha o desejo de compartilhar de forma gratuita aquilo que aprendia sobre as mais diversas áreas de conhecimento. A falta de tempo e o envolvimento cada vez maior com as lutas sociais às quais estava engajado sempre foram empecilhos para uma produção textual da forma como gostaria. Eu ainda estava sob o efeito do conceito WIKIpedia, ou seja, What I Know Is... e queria fazer a minha parte para compartilhar conhecimento humano, até com minha opinião sobre as coisas.

O mundo mudou rápido em menos de duas décadas em relação à tecnologia, ao mundo virtual, às redes sociais, à produção e distribuição de ciência e informações. Mas o resultado das mudanças, na minha opinião, é preocupante. Não vejo o mundo melhor para os seres humanos nesse início de século 21. Vejo com pessimismo o que vem por aí em relação a um mundo melhor para todos.

Meu desejo é conhecer mais sobre a História e, se for bem-sucedido e me sentir menos ignorante sobre as coisas, ainda gostaria de desenvolver uma estratégia para compartilhar para outras pessoas o que aprendi.

É isso que tenho refletido recentemente.

William

Nenhum comentário: