sábado, 29 de setembro de 2018

#EleNão - O dia que as mulheres salvaram o Brasil


(De nosso querido e saudoso Henfil)

Diário e reflexões - 290918

Um dia feliz e histórico este sábado, 29 de setembro de 2018. 

Hoje, centenas de milhares de pessoas foram às ruas do Brasil e de diversos países do mundo para darem um contundente #ELENÃO ao candidato da extrema direita e o que ele e seu vice representam para o mundo, para nosso país e para o povo brasileiro: o atraso civilizatório e a barbárie.

O movimento organizado e liderado pelas mulheres uniu os mais diversos segmentos progressistas da sociedade brasileira, grupos das mais diversas preferências partidárias e visões de mundo, todos unidos para darem um basta à pregação de violência contra mulheres, contra pessoas com identidades de gênero distintas da heterossexual, um basta contra toda forma de racismo, intolerância e ódio. Um dia para dar um basta às ameaças aos direitos sociais, políticos; aos direitos humanos.

Um dia importante e que nos enche de esperança para acreditar que o golpe à democracia brasileira pode encontrar resistência nas ruas e no povo. Um dia daqueles que podemos considerar que "o imponderável" veio meio que de surpresa e pode mudar a tendência de algo na luta de classes e na disputa de hegemonia nos rumos de uma sociedade, via de regra dominada por uma pequena casta detentora de todos os meios e que subjuga a quase totalidade de seres humanos.

Vai que amanhã e nos próximos dias o povo continue despertando do automatismo cotidiano, se ligue um pouco mais nos efeitos de deixar a política de lado (hegemonizada pelo 1% e seus ideólogos manipuladores). Vai que as pessoas comecem a ter menos ódio, mais tolerância, mais solidariedade, mais amor...

Vai que a democracia volte em nosso país, e a justiça comece a funcionar, vai que...

Foi um bom dia este do #ELENÃO

Viva as mulheres e tudo o que a luta das mulheres e das minorias e da classe trabalhadora significa.

---


Post Scriptum: é sabido que o esforço das mulheres e dos movimentos sociais foi válido, mas foi em vão. As máquinas de fake news bancadas com muito dinheiro ilegal de empresários e capitalistas fizeram prevalecer a pós-verdade da extrema direita e o verme fascista ganhou a eleição, inclusive levando consigo bancadas enormes de parlamentares da mesma laia dele. As manifestações do #ELENÃO foram convertidas em mentiras montadas com mulheres nuas e cenas absurdas inventadas para manipular setores da sociedade como mulheres e grupos conservadores e religiosos para votarem contra Haddad e candidatos do campo progressista...

Nenhum comentário: