quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Eleições 2018 - A defesa do Banco do Brasil e das empresas públicas



Olá prezad@s colegas do Banco do Brasil e amig@s da comunidade BB.

Defender a existência e o fortalecimento do Banco do Brasil é um ato de cidadania que pratico desde meus vinte anos, junto com meus colegas bancários. Além de ser a empresa onde trabalho, é onde passei a maior parte de minha vida e onde aprendi política, através do movimento dos bancários na luta por condições dignas de trabalho e direitos trabalhistas.

O Brasil viverá nestas três semanas de segundo turno nas eleições presidenciais, um dos períodos mais importantes de sua história, olhando o passado, o presente e o futuro. Acredito que todo cidadão e cidadã devam se posicionar no dia 28 de outubro a respeito dos dois projetos que estão colocados para escolha do nosso futuro. 

Ao longo de minha vida de representante eleito pelos colegas bancários tive uma atuação muito focada em defender sobretudo os interesses daqueles que representava, os trabalhadores bancários. 

É evidente que ampliei meu horizonte de compreensão de mundo ao entrar no movimento sindical, porque passei a ver os problemas de meus colegas bancários como luta de classes, e com isso me tornei uma pessoa melhor, conseguindo enxergar além de meu próprio universo diário.

Fiz muitos amig@s e companheir@s ao longo dessas décadas de lutas bancárias. Participei ativamente da construção de nossa história e de nossos direitos desde os anos noventa. Direitos trabalhistas, políticos, sociais, corporativos dos bancários e do Banco do Brasil, direitos humanos etc. Convivi de forma fraterna e solidária com todos os segmentos políticos e linhas de pensamento nesta jornada, tanto da ativa quanto dos aposentados.

O momento político, de definições e de escolha democrática sobre o futuro, nos convoca como cidadãos a compartilhar o que temos de conhecimento e experiência de vida a partir de onde estamos, ou seja, no meu caso um bancário brasileiro de banco público que viu a categoria sofrer transformações em suas características e em seus direitos ao longo dos últimos 30 anos. Pretendo falar um pouco sobre isso para a comunidade em que vivo, a comunidade Banco do Brasil.

O Banco do Brasil e os demais bancos públicos têm um papel central na vida do país e na retomada do crescimento econômico. Mas, antes de tudo, será preciso lutar para que ele siga existindo fortalecido para poder ajudar o país e o povo brasileiro, pois uma das candidaturas é a representação da continuidade do golpe de 2016, que destruiu direitos e promete por fim às empresas públicas, privatizar e reduzir o Estado a pó. Nesta tragédia anunciada não sobraria nem o emprego dos colegas, nem as caixas de saúde e previdência, Cassi e Previ.

Após escrever com regularidade durante meus mandatos, perdi um pouco o jeito nos últimos meses sem escrever, mas não perdi a gana em defender o que acredito, a democracia, nosso maior banco público e os direitos dos colegas da ativa e aposentados. 

Espero contribuir com informações que acumulei nesta história coletiva de lutas para a reflexão de nossos colegas da comunidade Banco do Brasil, grupo social bastante qualificado.

Abraços,

William Mendes


Post Scriptum:

Pessoal, meu Twitter está aqui para aquel@s que quiserem nos seguir.

https://twitter.com/Blog_do_William

Nenhum comentário: