segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O dia dos professores mais ameaçado da história do Brasil


Banner da Apeoesp.

Diário e reflexões - 151018

Hoje é dia 15 de outubro, o Dia dos Professores.

Eu relutei o dia inteiro para escrever porque estou triste, estou com um sentimento ruim em minhas emoções por causa da ameaça que o nosso futuro enfrenta nestas eleições brasileiras após mais de uma década de ataques à política e à democracia por parte da elite vira-lata da secular casa-grande desta ex-colônia, elite que nunca aceitou perder as eleições a partir de 2003 para o Partido dos Trabalhadores.

As pessoas que são um pouco mais politizadas, parcela pequenina do povo brasileiro, viram ano após ano, desde a eleição de Lula, o sistema Globo e demais empresários da comunicação monopolizada no país criminalizar a política e a inclusão do pobre no orçamento público, disputando uma pequena parte do PIB com os bilhões distribuídos aos rentistas desse 1% de privilegiados (860 mil pessoas, segundo matéria recente de CartaCapital).

Antes de dar meus parabéns aos abnegados e resilientes professores e professoras pela heroica resistência em manter viva a nobre profissão, preciso registrar que o efeito do golpe organizado por tanto tempo pela casa-grande para interromper os governos democráticos e populares do Partido dos Trabalhadores, mandatos eleitos legitimamente pelo voto universal do povo brasileiro, o efeito será o fim da democracia, das instituições do Estado, das liberdades individuais e coletivas, dos direitos sociais em geral e da educação em especial.

Se permanecer a intenção do povo brasileiro em eleger em 2º turno o candidato nazifascista e os militares com ele, teremos o fim da liberdade de expressão, o fim do sagrado direito de aprender formalmente nas escolas, com professores presentes, e desde a infância até a formação superior. Teremos com isso, o fim da única oportunidade de se alimentar de milhões de crianças deste nosso país miserável. A novidade será a educação à distância, em casa.

Teremos uma coisa mentirosa (fake) chamada "escola sem partido" ideologizada para rever a história e dizer que o golpe civil-militar foi "movimento" em 1964. Que não poderá ensinar história e filosofia, mas que deverá obedecer às ordens da caserna. Teremos um presidente com os torturadores do passado com autorização para torturar aqueles que pensam diferente ou trazem consigo aquela mania que o ser humano tem de divergir do que lhe impõem goela abaixo, seja uma pessoa ou o Estado.

Desde o nazismo e o fascismo que levaram o mundo às grandes guerras e à morte de dezenas de milhões de seres humanos, a ameaça fascista bateu à porta de vários países, inclusive os maiores e mais desenvolvidos, mas nunca uma população elegeu com mais de 50% um candidato e um programa nazifascista. O Brasil seria o 1º a fazer isso desde a ascensão do nazismo nos anos 30. Que povo faria isso? O mundo inteiro está se perguntando.

Autorizar esse candidato mentiroso, que não se expõe a debates para continuar com sua rede do submundo das fake news em rede social, a ser o governante para terminar o que Temer não terminou de destruir dos direitos do povo e do patrimônio brasileiro será algo sem volta, não será possível reverter depois. Uma coisa são as diferenças programáticas entre petistas e tucanos, entre sociais-democratas e comunistas, Estado mínimo ou atuante na economia etc. Outra coisa é um regime autoritário, com base fundamentalista em determinada religião, mentiroso por natureza e contra os trabalhadores, além de lambe-botas do império americano. É ruim pra todos!

Temos 13 dias para conversar com os brasileiros e pedir a cada pessoa que pretende votar no nazifascismo que mude de opinião, e que dê uma chance ao nosso futuro, aos direitos do povo trabalhador, que nos permita continuar tendo professores, educação, liberdade, emprego com dignidade e direitos, aposentadoria ao final de uma vida de trabalho.

Parabéns aos professores e professoras que são as maiores esperanças de mudar o mundo para melhor, em paz, e sem violência e guerras através das armas e do ódio. Parabéns para a minha companheira que é professora e dedicou a vida toda a educar as crianças para construírem um mundo melhor, mais justo e solidário, com respeito aos outros.

Parabéns professores do Brasil.

William

Nenhum comentário: