terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Desigualdade social é consequência da desigualdade de oportunidades




"(...) Na mesma medida insensatos, porém, havia os que consultam os oráculos sobre coisas que os deuses nos deram a faculdade de saber por nós próprios. Como se lhes perguntássemos a quem confiar nosso carro, a cocheiro hábil ou inapto. A quem entregar nosso navio, a bom ou mau piloto. Ou sobre coisas que podemos saber por meio do cálculo, da medida ou da balança. Reputava impiedade consultar os deuses sobre coisas tais: aprendamos o que nos conferiram os deuses a faculdade de aprender, dizia, e deles procuremos saber o que nos é velado. Porque eles o revelam aos que distinguem com seus favores."

(Ditos e feitos memoráveis de Sócrates, Xenofonte. Livro I, Capítulo 1)


Refeição Cultural


Ao debater entre amig@s questões do mundo do trabalho e dos direitos sociais, apresentei minhas preocupações atuais em relação à necessidade urgente de se desenvolver estratégias de novas formas de comunicação e de formação política entre nós, que somos cidadãos comuns e possuidores de nossa força de trabalho como única mercadoria a se vender para nos mantermos neste mundo organizado através da exploração da força de trabalho alheia por parte de alguns poucos seres humanos detentores de todos os meios de produção material e cultural.

Na conversa, lembrei-me de uma palestra da companheira Deise Recoaro que me marcou bastante no início de minha jornada como secretário de formação dos trabalhadores do ramo financeiro já faz alguns anos:

------------------------------
Que preconceito gera discriminação, que por sua vez gera desigualdade de oportunidades e que tem como consequência a desigualdade social.
------------------------------

Eu seria outro se não tivesse tido a oportunidade de ler tudo que já li, de conhecer as pessoas que conheci, de sair de um ambiente de amor e fraternidade como vivi com pais e familiares (mesmo vivendo num ambiente de imensas dificuldades); seria outro se não tivesse conhecido o movimento sindical e social, que ensinou um cidadão revoltado com a injustiça social a pensar de forma organizada nas questões coletivas de meus pares despossuídos da sociedade em que vivemos.

Citei no início deste texto uma passagem de Sócrates - sobre não abusarmos dos segredos dos deuses, clamando a eles o que nos é dado a conhecer através do estudo e da aprendizagem - para reforçar meu pedido as lideranças do movimento organizado e aos leitores que nos acompanham que retomemos o ato de ler com disciplina, estudar os bons autores e os bons textos que pensam um mundo mais justo, mais solidário, mais igualitário, mais sustentável, mais tolerante à alteridade.

A melhor chance de evolução dos seres humanos é através da educação, do acesso ao conhecimento, sem restrições ou censuras. Cabe ao Estado que arrecada recursos públicos garantir oportunidades a tod@s para acesso ao conhecimento, à formação. Cabe também a cada instituição social e a cada pessoa buscar formas de capacitação e treinamento nas mais diversas áreas, inclusive áreas afins aos objetivos originários de cada entidade. O movimento sindical e social deve dar oportunidade de formação política a tod@s os seus participantes. 

Façamos este esforço de salvarmos a nós mesmos, seres humanos. Não deixemos subaproveitado a maravilha que a natureza nos forjou em centenas de milhões de anos: nosso cérebro, e com ele nossas culturas e diversidades.

Amig@s, leiam todos os dias ao menos meia hora, uma hora. Ontem eu não consegui ler, mas acordei cedo e peguei Sócrates por quase uma hora. Vamos ler e refletir sobre a vida, o mundo, a sociedade?

Abraços, William

Nenhum comentário: