Este blog é para reflexões literárias, filosóficas e do mundo do saber. É também para postar minhas aulas da USP. Quero partilhar tudo que aprendi com os mestres de meu curso de letras.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Artigo - Reflexões sobre a vitória de Kassab, direita, darwinismo...
Refeição Cultural
Fiz a seguinte reflexão a respeito da vitória do candidato da direita em São Paulo, Gilberto Kassab:
ENOJADO PELA OPÇÃO À DIREITA DO PAULISTANO
Quando termina uma eleição e o resultado é a favor da direita, dos conservadores e reacionários, aflora em mim uma leitura mais darwiniana da evolução das espécies.
Ao ver a maioria, que é de pobres e remediados, votar na ideologia da classe dominante e nos seus algozes, tendo a achar que o que vale é a lei do mais forte, mais esperto e melhor adaptado. Caberia às massas ficarem como caças e presas da natureza implacável, onde tudo é alimento de tudo.
Em poucas palavras, diria que é a velha teoria de Quincas Borba, o HUMANITISMO.
Concordo que amanheci rancoroso e enojado em ter que sair de minha moradia em Osasco e vir trabalhar na Capital Paulista, que reelegeu o Gilberto Kassab, do partido oriundo da ditadura militar (DEM, ex-PFL, ex-PDS, ex-ARENA), para governar e administrar por mais 4 anos a cidade.
Talvez a razão mais lógica seja aquela dita por meu amigo Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf-CUT, que me deu uma aula de Max Weber achando razões baseadas na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo e que também fez referência a Marx quando diz que "A ideologia dominante é a ideologia da classe dominante".
Mas gastarei alguns dias para deixar de querer que o povo paulistano se lasque e lutar para organizá-lo e lutar para mudar o status quo que ele próprio alimenta.
LEITURAS, NÃO-LEITURAS E SEGUIR SENDO NADA
Bom, achei em casa o livro do Max Weber. O problema é lê-lo, pois como fiz todas as opções erradas na minha vida (não todas, a maioria) tenho que ler e estudar sobre Morfologia e Filologia em vez de ler o que quero e a hora que quero (e isso já quase chegando aos 40 anos).
O pior é que ao fim de mais essa faculdade de Letras, não serei cousa nenhuma de novo. Assim como não fui contador; assim como não terminei a faculdade de Educação Física; assim como não terminei o curso técnico de eletrônica...
Nenhum comentário:
Postar um comentário