sábado, 3 de janeiro de 2009

Caminhada para espairecer (e refletir "Escritores da Liberdade")



Refeição Cultural

Saí para caminhar um pouco à noite (45 minutos), após um dia com dois momentos de forte emoção causada pelo final da leitura de um livro - A cidade do sol, de Khaled Hosseini - e após assistir ao filme Escritores da liberdade, com direção de Richard LaGravenese e estrelado por Hilary Swank em 2007. 

As histórias nos põem a refletir sobre várias coisas como, por exemplo, não sabermos dar valor a coisas simples como ter acesso a comida e paz, ou seja, não estar à mercê de um míssil cair em sua cabeça a qualquer momento; ou a nobreza de ser professor e levar até as últimas consequências sua luta para não perder o direito de transformar a vida de seus alunos - dar-lhes a condição da mudança. 

Tanto o livro quanto o filme me emocionaram bastante. Sabe como é, né, começo de ano civil é hora de fazer balanço do ano que passou e pensar sobre o que fazer daí adiante. 

Ser sindicalista é uma luta diária. Aliás, às vezes inglória, pois não se vê o resultado de várias lutas travadas. É sempre nadar contra a corrente. 

COMENTÁRIO: li um excelente artigo do professor Raymundo de Lima a respeito do filme. Ele é professor da Universidade Estadual de Maringá. Está disponível na internet através de buscas.

SINOPSE: 

Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade. É a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. 

Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. 

Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. 

Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. 

Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade

Informações Técnicas 

Título no Brasil: Escritores da Liberdade 
Título Original: Freedom Writers 
País de Origem: Alemanha/EUA 
Gênero: Drama 
Classificação etária: Livre 
Tempo de Duração: 122 minutos 
Ano de Lançamento: 2007 
Site Oficial: http://www.freedomwriters.com 
Estúdio/Distrib.: UIP 
Direção: Richard LaGravenese 
Elenco: 
Hilary Swank: Erin Gruwell 
Patrick Dempsey: Scott Casey 

Fonte: interfilmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário