quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Estudos diplomáticos - União Europeia (em 2009)




Comentário do blog: informações captadas na enciclopédia livre em fev/2009 - e são muito diferentes na atualidade, ou seja, no momento posterior a esse marco temporal.

---

A União Europeia (UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE; no Brasil, Comunidade Econômica Europeia) e Comunidade Europeia (CE), é uma organização internacional constituída atualmente por 27 estados membros. Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. 

A União Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado único europeu (uma união aduaneira), uma moeda única (o Euro, adotado por 16 dos 27 estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. A União Europeia desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros. 

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabelecendo a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1º de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia; a 1º de janeiro de 2007, Bulgária e Romênia. 

Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001. 

A Croácia, Turquia e Macedônia são candidatos à adesão à UE. As negociações com estes países iniciaram-se oficialmente em outubro de 2005, mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo pode estender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria. 

Fonte: Wikipédia

---

Post Scriptum (23/5/2022): 

Essa postagem serve como registro de um tempo. Em 2009 eu estava estudando para adquirir conhecimentos gerais. Seria algo como o desejo de ser um "homem cultivado" como diz Mircea Eliade. A fonte de informações era uma novidade e eu gostava dela naquela época. Na atualidade, tudo está em mudança acelerada. A União Europeia, inclusive. A globalização e as organizações comuns estão se desfazendo e o mundo entra numa nova fase.


Nenhum comentário:

Postar um comentário