sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Na Natureza Selvagem - Pais, Filhos e a Felicidade Compartilhada


Refeição Cultural

"Happiness only real when shared" (Chris McCandless)

"A verdadeira felicidade é aquela compartilhada"

Pais e filhos em 2005.
Hoje, um está com 70; 
outro, com a barba branca; 
outro é um jovem.

Neste dia 30 de agosto de 2012 meu querido pai completou 70 anos de vida. Apesar de nossas vidas distantes e complicadas, consegui vê-lo, abraçá-lo e beijá-lo. A interrupção da agenda de negociações com os bancos e a vinda forçada de meu pai a São Paulo por problemas de saúde me permitiram levá-lo ao aeroporto e estar com ele por quase duas horas.

Anteontem, ao pegar o filme Na Natureza Selvagem para meu filho levar para um professor dele, revi quase uma hora de filme e, como sempre, pensei muito na vida (e chorei também).

O jovem Chris McCandless faz (fez) toda uma crítica à sociedade de consumo, dos bens materiais serem mais importantes que tudo, dos pais que brigam e que não são o que aparentam ser. Fiquei o tempo todo vendo o meu passado, o passado do meu pai, o passado do meu filho (apesar de tão jovem).

Meu pai saiu cedo de casa e da família porque queria algo diferente pra ele que não fosse aquela roça onde moravam. Saí da casa de meus pais ainda adolescente talvez porque quisesse fugir daquela miséria também.

Mas saí de casa porque briguei com meu pai, meus pais. E eu era um problema. Fiz meus pais sofrerem muito. Felizmente, ele está vivo hoje e posso beijá-lo. Ele e minha mãe sabem o quanto eu os amo e o quanto são importantes pra mim.

Meu filho está naquela idade pela qual nós já passamos, meu pai e eu. Faz tão pouco tempo e eu já tenho saudade de quando aquele garotinho era próximo a mim. De quando brincávamos de carrinho de ferro no chão. Hoje, praticamente não nos falamos e isso não é incomum nas vidas de todos por aí.

Tive a chance de poder corrigir o que fiz com meu pai e dizer neste dia que ele completou 70 anos: PAI, EU TE AMO!

Eu desejo que meu filho tenha essa chance no futuro.

Desejo que eu tenha essa chance no futuro.


Chris McCandless na busca de sua felicidade. 
Fonte: site sobre ele.

"Happiness only real when shared" - Chris McCandless - (Alexander Supertramp) andou por mais de dois anos pelos Estados Unidos e quando descobriu essa verdade que ele nos deixou, tentou voltar e não deu certo - por uma fatalidade.

Naquela época (1990-92), enquanto McCandless perambulava pelos EUA buscando encontrar a sua verdade e a felicidade, eu também tinha uns 22 anos e já fazia uns cinco anos que havia saído da casa de meus pais. Tivemos muita sorte, meus pais e eu, de estarmos vivos hoje para entender sobre a verdadeira felicidade ser aquela compartilhada.

Se tudo der certo, pois cada dia é um dia na sobrevida atual de minha mãe e de meu pai com tantos problemas de saúde, mamãe completará dia 4 de setembro 66 anos e no dia seguinte eles completarão 48 anos de casados.

Se um dia meu filho ler estas coisas que escrevo aqui, quero que saiba que desejo a ele que tenha a sorte que tive com meus pais. Os pais de McCandless não tiveram a mesma sorte que meus pais. A vida é assim!

William Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário