Este blog é para reflexões literárias, filosóficas e do mundo do saber. É também para postar minhas aulas da USP. Quero partilhar tudo que aprendi com os mestres de meu curso de letras.
terça-feira, 21 de julho de 2020
Em defesa do associativismo e da solidariedade
Os bancos públicos mais antigos do país são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Ambos, mais que centenários, aparecem nos textos políticos, econômicos e literários de grandes autores e personalidades brasileiras desde o século XIX.
O espírito de pertencimento entre os trabalhadores dessas empresas públicas seculares permitiu que ao longo de suas histórias fossem criadas associações com objetivos sempre coletivos e solidários de manutenção da vida, da saúde, dos direitos sociais e da cidadania de forma geral.
Foi assim que os bancários brasileiros, como outras grandes categorias profissionais, criaram no início do século XX associações de organização das lutas reivindicatórias que se transformariam nos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais. Nessas histórias estavam lá os colegas do Banco do Brasil.
Meus colegas do BB criaram em 1904, no dia 16 de abril, a Caixa Montepio dos Funccionarios do Banco da Republica do Brazil, o nosso fundo de pensão Previ, hoje com 116 anos de idade. É belíssima e exemplar a história de unidade, solidariedade e companheirismo dessa comunidade a qual pertencemos, a comunidade de bancários do Banco do Brasil da ativa e aposentados e seus familiares.
Neste momento, estamos em processo eleitoral na Previ para a escolha de parte dos gestores de nossa Caixa de Previdência. O patrocinador, o banco, já indica a metade dos gestores. A outra metade é eleita pelos quase 200 mil associados. Imaginem quanta responsabilidade temos cada um de nós com direito a voto!
São duas chapas concorrentes. Todos os participantes das chapas têm competências técnicas exigidas pela legislação e pelo Estatuto de nossa entidade. O momento econômico, político e social do país é um dos mais complexos na história de nossas vidas, inclusive como membros da comunidade BB, já que os governantes ameaçam nossa existência com a privatização do banco.
Peço a cada colega dessa comunidade que participe do processo democrático conquistado com muita luta. Existem diversas ameaças aos nossos direitos, inclusive ao nosso direito de votar e sermos votados como associados e donos da Previ.
Votei e peço voto na Chapa 1 - Previ para o associado. A Chapa 1 representa essa história de associativismo e solidariedade que descrevemos aqui.
A nossa caixa de previdência tem como missão "Garantir o pagamento de benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável".
A Chapa 1 conta com o apoio das entidades de classe dos bancários do BB. Ou seja, além das competências técnicas e legais exigidas, ela congrega perspectivas reais de organização de luta na defesa de direitos. Ela é nossa melhor alternativa.
Compartilhem. As eleições são fundamentais para garantirem os nossos direitos de nos expressarmos e decidirmos nossas vidas e de nossos entes queridos.
Abraços fraternos!
William Mendes
Referências:
As informações sobre a Previ foram obtidas no site da Previ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário