sexta-feira, 7 de maio de 2021

À la Benjamin Button... (14)



Refeição Cultural

Olhar para trás...


Reflexões e instantes registrados por mim em rede social. Eu avalio que as anotações desses últimos 3 anos não tiveram relevância social, coletiva. São momentos de um ser humano situado em um certo tempo e lugar na breve história humana.

Ao olhar para trás em minha vida, avalio honestamente que minhas contribuições para a sociedade humana foram basicamente realizadas durante os mandatos que exerci na Cassi e no movimento sindical. 

Após as funções sociais de representação que exerci até 2018 minha existência voltou a ser uma busca pessoal por sentidos e significações. Busca muito mais difícil porque ela é de natureza egocêntrica. 

Se conseguir olhar bem para trás na memória e nos registros - muitos e muitos anos - talvez eu encontre até os caminhos que me levaram a ser o que fui nas 4 décadas juvenis e adultas que vivi.



26/3/21

3650

1. Não são 3650 bolsas de doutorado e mestrado em benefício da educação e cultura.

2. Não são 3650 armas recolhidas junto à população em alguma campanha pela paz e pela vida.

3. Não são 3650 novas vagas de bancári@s para atender melhor a população brasileira.

4. Não são 3650 famílias da agricultura familiar beneficiadas com financiamentos subsidiados, nem são 3650 famílias beneficiadas com um quinhão de terra de reforma agrária.

5. Não são 3650 coisas positivas para o povo brasileiro. Não são.

São 3650 mortos pelo vírus que Bolsonaro adotou como principal ferramenta de seu governo de morte. 

Ele queria 30.000 mortos no Brasil. Agora ele tem o poder e o apoio de gente pra conseguir 30.000 mortos em uma semana...

3650.

PS: não me surpreendo pelo fato desse sujeito ser o mito da parte mais escrota, canalha e psicopata da população brasileira (uma minoria, pois a humanidade tem muita gente boa).


23/3/21

1. O fascismo no poder, com apoio da casa-grande que deu o golpe. 2. As milícias do regime armadas até os dentes e espumando escrotices. 3. Quando vier o terror ou a guerra civil, só eles estarão armados. 4. A única chance de o totalitarismo fascista não vencer e vigorar por décadas, eliminando quem for oposição é a parte civil contrária ao fascismo se armar e se defender, como a lei do regime no poder define. 5. O povo contrário ao regime (a outra terça parte) deve se armar e aprender a se defender... não há mais saída institucional para a democracia brasileira. 6. É o que concluo vendo a realidade ao meu redor.


17/3/21

MOBY DICK - Ler e ficar em casa é um ato de cidadania para aqueles que não precisam sair para trabalhar ou trabalham em casa.

(Nem sei o que dizer ao ver o Datafolha dizer que 50% do povo não quer o impeachment de Bolsonaro... que decepção com o ser humano... mas quero sobreviver.)


14/3/21

MARIELLE VIVE!

Passei o dia longe de redes sociais. Peguei pra ler um livro de Conceição Evaristo - Becos da Memória. 200 págs. Quero terminar ainda hoje.

3 anos que assassinaram Marielle Franco e Anderson.

Marielle vive porque seus ideais são nossos ideais.

(horas depois, acabei a leitura do livro):

LITERATURA E A CONDIÇÃO DAS MULHERES

Conceição Evaristo é uma leitura profunda, impossível não mergulharmos em nós mesmos e nos problemas do Brasil ao lermos esta fantástica mulher intelectual brasileira e a questão das negras e negros em seus romances. Aliás, desta obra tiro a dor que sinto no peito já faz algum tempo... BANZO...


13/3/21

LUGAR DE GOLPISTAS E GENOCIDAS É NA CADEIA

Li na imprensa golpista (PIG) que a líder do golpe na Bolívia, Jeanine Añez, foi presa. O golpe lá teve apoio do PIG daqui... desejo que ela tenha um julgamento justo.

Nós ainda vamos ver os milicianos genocidas daqui presos também. Não faltam provas. Aqui faltam convicções. (sabe como é, ainda tem patrimônio público pra roubar e direitos sociais a destruir, por isso os bandidos ainda estão no poder)

Nada como um dia após o outro...


12/3/21

JÁ PENSOU SE...

Eu fico imaginando, só imaginando, se um dia vier à tona novas informações sobre a fakeada igual veio à tona a farsa da Lava Jato, com diálogos e o escambau, seria mais uma tramoia dentro da série de tramoias feitas em 2018 para entregar as riquezas do Brasil aos gringos (petróleo) e jogar no lixo os direitos do povo. Pensa se um dia vier à tona mais informações da tramoia... sumiram com todas as imagens gravadas no dia assim como sumiram as mensagens dos trocentos celulares do miliciano Adriano...


11/3/21

(VIAGEM) 4º DIA DE MOBY DICK

PLR... acreditem, fui encontrar remuneração por resultados (PLR) na embarcação baleeira Pequod, do capitão Acab e de seus demais proprietários... Que coisa, heim (1851)!


07/3/21

LITERATURA: fiz no blog postagem sobre leitura final de Madame Bovary.

"O destino da filha dos Bovary é o retrato ainda atual do capitalismo e da burguesia. Esse sistema não nos serve! Não nos serve! É assim que fecho essa postagem sobre o clássico de Flaubert."


06/3/21

INSTANTES

Sábado 6 de março. Após ver o instante de algumas pessoas na rede social, me levantei. O algoritmo do Facebook me mostrou pessoas queridas do Norte (Belém), do Centro-oeste (Brasília) e outras regiões do país. Vi o instante de algumas pessoas queridas e de visão de mundo semelhante a minha, de esquerda e socialista. É como o algoritmo separa o que vemos, por bolhas de afinidades.

Neste instante em que escrevo (11h32) ouço Kitaro, tomo uma vitamina de banana e mamão. Me programei pra acabar mais um livro que nunca terminei de ler (estou fazendo isso nesta pandemia, são vários livros iniciados há anos: nunca se sabe se estou com o vírus e desapareço dali a dias).

Tenho que fazer uma conversa sem perspectiva com um idoso de quase oitenta anos, pedir pra ele ficar em casa nas próximas semanas de mortes da pandemia. Mas acho que ñ vai dar em nada a insistência. É duro isso. O mundo é complicado. As pessoas são como são. Se ele pegar o vírus, podem morrer pessoas queridas.

Sei que isso está acontecendo com milhares de famílias neste Brasil destruído pelo golpe e por um genocídio regido pela elite que adotou o mal para ampliar sua acumulação capitalista se apropriando da coisa pública e dos direitos dos povos. (E as consequências do regime fascista mantido pela elite ficam dentro dos lares e nas ruas lotadas de gente sem nada)

Desejo um dia fecundo aos amig@s que lerem esse instante. Nem queria escrever, mas a gente tem uma coisa que faz a gente gastar um tempão escolhendo palavras pra registrar o sentimento.

Espero que vcs e seus entes querid@s sobrevivam ao vírus, às mortes várias, ao fascismo que avança.


05/3/21 (é desse dia a foto que ilustra a postagem)

INSTANTES (PERFUME DA DAMA DA NOITE)

Sabemos que há um genocídio em andamento onde vivo. As mortes de milhares de pessoas nos trazem muita dor. Mas o poeta Drummond termina o poema "Passagem da noite" dizendo assim "o essencial é viver!".

Estou tentando. No silêncio da noite, saí para correr. Me senti vivo. Conversei comigo mesmo. Mesmo na escuridão, sei que passei embaixo de flamboyants, quaresmeiras, ipês, patas de vaca e, especialmente, passei algumas vezes ao lado de damas da noite... O PERFUME ME ENCANTOU! Foi tanto encanto que até dobrei o percurso para sentir duas vezes o perfume. Com isso, corri 10K. Que cheiro delicioso da dama da noite! 

Sobrevivam, amig@s querid@s! (As corridas são momentos solitários, sem aglomeração alguma). Se cuidem! A morte nos ronda por Covid-19 e por fascismo.


03/3/21

TERCEIRIZAÇÃO TOTAL DA CASSI - cada vez que vejo os absurdos que estão em andamento na Caixa de Assistência dos Funcionários do BB, fico desesperado e penso logo em escrever a respeito. No minuto seguinte vem a voz da razão e me cutuca dizendo "- Pra quê?". Passei 4 anos andando o país, envolvendo os participantes do sistema Cassi e politizando as questões de saúde e o modelo assistencial da autogestão com o conjunto das lideranças e representações da comunidade BB pra ver que hoje, nem as entidades sindicais se importam mais com a questão da terceirização total do nosso sistema de saúde Cassi. Já fiz alguns artigos levantando a questão e nas reuniões das entidades com a Cassi e o banco nem tchum... li um longo texto do diretor de saúde atual falando dos projetos de terceirização e assim como eu qualquer pessoa poderia ver o que está ocorrendo. Enfim, que saco tudo isso! É o que temos pro momento...


02/3/21

FICÇÃO E REALIDADE - Fim da leitura sobre a família Corleone e o poder das máfias (O chefão). Que chato! (não o livro, a constatação da realidade) A ficção dos anos 70 nos lembra que a realidade pode ser até pior que as estórias e narrativas ficcionais. O que virou o Brasil? Que tristeza!


28/2/21

INSTANTES

Chove lá fora e aqui... seguimos lendo O chefão, de Mario Puzo... bom domingo e boas leituras. Fiquem em casa e contribuam para evitar a expansão da contaminação do vírus da morte, Covid-19.


24/2/21

INSTANTES

O dia vai terminando. Tive momentos de reflexão sobre o destino da sociedade humana. Sei que é ousado pensar sobre algo tão importante e total como o destino da humanidade. Mas entendo que pensar o mundo é direito e obrigação de alguém politizado (mesmo estando fora das frentes de luta). Confesso que não sei o que fazer para contribuir para a luta social por mudanças que melhorem a vida das pessoas neste momento.

Estive envolvido em projetos coletivos por duas décadas e sei que contribuí de alguma forma para a construção daquele Brasil que avançava lentamente na melhoria da vida do povo durante os governos democráticos e populares do Partido dos Trabalhadores, porque eu era um militante orgânico das lutas sociais com mandatos de representação de trabalhadores.

Hoje, retirado, ainda não encontrei a forma de contribuir para a coletividade. Minha contribuição foi uma oportunidade que tive entre 2002 e 2018. Não me vejo pleiteando funções políticas no movimento social e não tenho a natureza admirável daqueles e daquelas que construíram e lideraram as lutas históricas e diárias da classe trabalhadora brasileira. Fiz o meu melhor enquanto tive papéis a desempenhar no movimento sindical enquanto eu coube nele.

Avalio que meu espaço de contribuição foi possível enquanto o movimento social em geral era mais aberto às divergências. Isso mudou da mesma forma que as pessoas mudaram, da mesma forma que o mundo mudou. As redes sociais e outras questões comportamentais mudaram as pessoas. A política que fazíamos de construir projetos e unidade com debates abertos e de opiniões diferentes não funciona mais, paciência e tolerância eram comportamentos básicos, que não existem mais. Vida que segue... não deixei de ser de esquerda, pelo contrário, a cada dia que passa mais certeza tenho a respeito do socialismo e da necessidade do fim do capitalismo para que a vida continue no planeta.

Continuo preocupado com a vida das pessoas, com o sentimento de indignação com a injustiça social. Mas sei que a esquerda institucional não tem mais espaço para a divergência como aprendi em duas décadas de convivência com o movimento organizado. E sei que todos perdemos com isso. Vejam a realidade ao nosso redor.

Não me encontrei ainda nesses dois anos e meio fora do movimento organizado. Suspeito inclusive que o movimento organizado não se encontrou mais após o golpe de Estado (2016) e após essas mudanças comportamentais que as pessoas e a sociedade sofreram. É duro confessar que estamos perdidos... é mais duro ainda vermos as notícias diárias nos últimos anos e vermos que não existe oposição que inspire simpatia e esperança no combate ao regime neofascista e à onda de extrema direita que tomou conta da sociedade brasileira neste momento da história.

Instantes... fiquei pensando o que poderia ser neste momento de minha vida e da sociedade em que vivemos. Se eu tivesse competência, seria escritor. Não acho que tenha competência para isso. Talvez eu pudesse ser só "blogueiro", mas isso é algo tão vago... sou blogueiro há uns 13 anos, mas tive leitores consideráveis enquanto meu lugar de fala foi de representante formal dos trabalhadores.

Hoje, meus blogs têm um acesso mensal até considerável para espaços de produção de texto, mas é um acesso pequeno comparado a canais de comunicação com áudio e vídeo, porque vídeos e imagens é que chamam atenção (e não tenho saco pra tentar ser um youtuber). Enfim, sigo procurando algo que possa contribuir para mudar o mundo. Pelo meu conhecimento de mundo e de luta contra o capitalismo, sei que manter informações em redes sociais como Facebook é muito complicado porque somos commodities do capitalismo e isso me incomoda muito: ser banco de dados para ser usado pelo sistema é foda. Gostaria de apagar todas as minhas informações em redes sociais, mas isso é difícil de fazer. 

Já os blogs são sites, são um pouco diferentes de redes sociais.

Enfim, ainda estou procurando uma forma de contribuir com o movimento de esquerda, com mudanças do mundo horrível que vemos ao nosso redor. 

Escrevo em blog, mas pouca gente lê blogs hoje.

Abraços aos amig@s que leram minha reflexão desse instante.

William


19/2/21

OVO DA SERPENTE

Nessa madrugada, antes de dormir, vi o vídeo do fascista bolsonarista preso pela suprema corte. Me deu um cansaço... custei ver até o fim. É repugnante. Mas é o mesmo que ouvi nos últimos 15 anos dos apresentadores de TV e meios de comunicação contra a esquerda, inclusive contra autoridades de esquerda no poder como o presidente Lula e a presidenta Dilma. Tudo que ele vomitou de ódio e ameaças é idêntico ao que fizeram contra nós do campo da esquerda. Os adesivos nos carros com preconceito contra a deficiência física de Lula ("nine"), o adesivo asqueroso contra Dilma na entrada de combustível nos carros e as manchetes de jornais, o JN e as capas da revista Veja. Foram mais de 15 anos de linguagem fascista por parte da Globo, Folha, Estadão, Abril, "jornalistas", gente que come de talher e usa roupa de grife. Que cansaço. Destruíram nosso mundo, nossa vida, nossas relações familiares e de convívio com os outros. E os responsáveis por Bolsonaro e esses trogloditas que o apoiam estão todos soltos, livres e sem arrependimento algum do que fizeram com o Brasil e conosco. Que cansaço...


15/2/21

FLORES

Ofereço flores aos que sofrem. Resistam, por favor! Não se envenenem nas drogas como o álcool. Resistam. Precisamos de vcs para vencer os fascistas e a pandemia. Sobrevivam, por favor! (a postagem trazia a foto da nossa linda violeta)


05/2/21

DEATH NOTE

Qual progressista não gostaria de ter um Death Note na mão? Se teríamos ou não diversos Light Yagami nunca saberemos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário