domingo, 12 de fevereiro de 2023

Diário e reflexões - Cuba XII (12/02/23)



Refeição Cultural - Cuba (XII)

Osasco, 12 de fevereiro de 2023. Domingo.


"Se as constantes crises de asma obrigaram Ernesto a manter distância da escola, por outro lado não o impediram de se tornar uma das crianças mais inteligentes de sua turma de amigos. Assim como Fidel, ele aprendeu a estudar sozinho. E, como no lar da família Guevara calma e tranquilidade eram bens escassos, Ernesto costumava escapulir de casa para se esconder no galinheiro com uma pilha de livros..." (p. 43)


Dentro da dimensão de estudos a respeito de Cuba e do povo cubano, peguei para reler o livro Fidel e Che - Uma amizade revolucionária (2009), de Simon Reid-Henry. Eu ganhei o livro de presente dos participantes de um curso de formação sindical que realizamos em 2010 e li o livro naquela época. Agora, releio com um novo olhar, sendo eu outra pessoa, porque no fim das contas somos natureza e mudamos o tempo todo. Como disse Che em seus diários:

"'A pessoa que escreveu estas anotações morreu no dia em que pisou novamente em solo argentino. A pessoa que as está reorganizando e polindo, eu mesmo, não sou mais eu, pelo menos não sou mais o que eu era'." (p. 77)

Penso um pouco isso quando releio e organizo meus textos escritos há tantos anos, uma ou duas décadas atrás.

Li os dois primeiros capítulos do livro, capítulos que abordam a infância e a vida dos dois revolucionários antes deles se conhecerem. O autor nos mostra o quanto a infância e adolescência deles foram diferentes. Porém, algo eles tiveram em comum: o estudo e a educação foram centrais na vida desses dois homens que tiveram a consciência de que algo deveria ser feito contra a injustiça que grassava em todos os países da América colonizados por invasores de impérios do Norte e do continente europeu.

---

DESABAFO... PESSIMISMO DA RAZÃO

Neste momento da postagem, 13h28, estou azedo, incomodado com a humanidade e com o mundo. Ouvir, ler, ver qualquer coisa sobre a realidade gera revolta a qualquer pessoa minimamente consciente politicamente. 

Vejo o esforço de Lula e algumas pessoas do governo de reconstrução nacional para mudar os problemas centrais causadores da miséria e desgraça do povo e vejo que as mudanças não serão possíveis, não serão! 

Falta inteligência de nossa parte, da parte do povo miserável e manipulável desde Adão e Eva (um dos mitos manipuladores da humanidade), um povo feito de miséria e ignorância plantada e colhida pela casa-grande, aquela que aqui veio explorar e destruir tudo para seu gozo no Norte e no continente europeu.

A briga de Lula contra o neto de ditadores que está na presidência do Banco Central é só um exemplo, entretanto é um exemplo central. O sujeito tem sua fortuna em paraísos fiscais, foi colocado lá pelo regime de destruição de Bolsonaro e Guedes e atua para favorecer 1% de pessoas do país e foder 99% delas destruindo qualquer chance de o país crescer e se desenvolver para gerar riqueza para melhorar a vida do povo.

E, no entanto, pela ignorância incentivada, fornecida pelos meios ideológicos da casa-grande, e pela falta de acesso à educação libertadora negada aos filhos da classe trabalhadora, os 99%, meus vizinhos, familiares, colegas de banco público da ativa e aposentados, meus desconhecidos queridos nas ruas, nas praças, igrejas e logradouros brasis são estimulados a opinarem a favor do neto de ditador do Bacen, a favor dos juros altos da selic que enriquece mais os endinheirados que vivem de renda de títulos e à base de vinhos e caviar em seus iates sem IPVA...

Cara, eu tô tão de saco cheio dessa merda toda! Como acreditar numa falsa democracia onde a pauta a agenda a voz que manipula tudo e todos é a ideologia dos endinheirados de merda que estão em seus jatos e iates sem IPVA?

Estou estudando sobre Cuba e a miséria que eles enfrentam é fruto do embargo econômico que alguns bilionários que dominam um país determinaram para causar revolta na ilha e acabar com um sonho utópico de um mundo organizado por outra lógica que não a da exploração capitalista.

O bolsonarista neto de ditadores colocado no Bacen do Brasil está lá para aplicar o mesmo embargo econômico ao Brasil de Lula para que o país não recupere a economia, os empregos, a distribuição de renda, para que o país tenha miséria e gere revolta para acabar com um sonho de um país mais justo e solidário sob o governo de Lula e do Partido dos Trabalhadores.

E meus colegas dos bancos públicos que têm fundos de pensão baseados em aplicações em mercado financeiro e papéis de dívida de governo são alguns dos beneficiados com as taxas de juros de 13,75% da selic e os maiores juros reais do planeta Terra... Nós poucos que temos aplicações financeiras estamos ganhando mais agora do que antes com a selic menor... que merda isso! O país se ferrando e a gente que tem aplicação se dando bem!

Contudo, nós beneficiários de fundos de pensão somos cocô do mosquito no cocô do cachorro em comparação aos bilionários que bancam toda essa merda do mercado financeiro, mas temos parte nesses privilégios para o 1%. A gente fica ali entre os 5% do topo da pirâmide social... se a economia vai mal e o país não cresce, a gente dos fundos de pensão vai se foder do mesmo jeito, mas quem percebe isso? É tanta ignorância entre nós!

Cara, que saco! Que merda do caralho! Tem hora que eu não queria ver mais nenhum humano na minha frente... sei que tem gente boa por aí, mas a sociedade humana é uma desgraça! Se eu não tivesse sido politizado pelo movimento sindical e pela esquerda e pelo acesso à educação, eu não sei o que seria ou o que faria... a revolta é enorme, mesmo estando hoje como um privilegiado do topo da pirâmide (e não era até pouco tempo atrás).

Saco!

E ainda existe o álcool para entorpecer e deixar meus pares dos 99% embriagados, alegres, tristes, doidos, deprimidos, revoltados sem controle da consciência... o álcool que fode com seus rins, fígado, sistema digestório, células do corpo etc. (que fode com o parco sistema de seguridade social que já tem o teto de gastos do golpe). Que merda! 

William


Post Scriptum: o texto anterior com a temática cubana pode ser lido aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário