quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Plaza de la Revolución: José Martí, Fidel Castro e a democracia direta

 


Refeição Cultural

Nesta entrevista que fiz com o senhor Luis Caballero, em Havana, Cuba, o historiador e revolucionário cubano nos explica a importância da Praça da Revolução para o povo da República Socialista. A praça é uma homenagem a José Martí, Apóstolo da Independência de Cuba.

Após o triunfo da Revolução, a partir de 1º de janeiro de 1959, a Praça se transformou em um local de grandes manifestações e exercício de uma democracia direta entre os líderes da Revolução, principalmente o Comandante em Chefe Fidel Castro, e os diversos segmentos sociais como, por exemplo, os campesinos e trabalhadores do país, as mulheres, os estudantes, as lideranças dos Comitês de Defesa da Revolução etc.

A Praça da Revolução também se transformou em palco das manifestações e comemorações de datas históricas e cívicas, e de relevância para o povo do país martiano e socialista como, por exemplo, os atos gigantescos do 1º de maio de cada ano.

Enfim, ouçam Luis Caballero. A entrevista é em espanhol, mas o revolucionário cubano tem o costume de receber brasileiras e brasileiros em sua casa - a Casa de Isabel - e se comunica de maneira simples para que os falantes da Língua Portuguesa possam compreendê-lo.

William Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário