segunda-feira, 29 de abril de 2024

Leitura: O marxismo ainda é útil? (Frei Betto)



Refeição Cultural

Osasco, 29 de abril de 2024. Segunda-feira.


Conheci Frei Betto pessoalmente em Havana, Cuba, neste ano. Visitei a República Socialista de Cuba pela segunda vez aproveitando a realização no país da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, ocorrida entre os dias 15 e 25 de fevereiro. A viagem foi uma experiência muito instrutiva para mim.

Das diversas oportunidades de novos conhecimentos culturais que tive ao longo de duas semanas, uma delas foi estar em um grupo de viagem cuja organizadora - Telma Araújo - é amiga pessoal do escritor dominicano Frei Betto. Graças a isso, por três dias pude ver palestras, entrevistas e conversar um pouco com essa figura extraordinária.

Ao ouvir as palestras de Frei Betto fiquei com muita vontade de sair lendo diversas obras do intelectual. Lógico que as coisas não são assim tão simples. Leitura engajada requere planejamento. Dos livros que trouxe do escritor dominicano e a biografia sobre ele, li rapidamente esta obra sobre o marxismo lá em Havana mesmo. E estou lendo a biografia.

A maneira didática na qual nos é apresentada a forma como as sociedades funcionam e os modos de produção das sociedades ao longo da história, dando ênfase aos modos de produção capitalista e socialista é impressionante! Não à toa, a obra foi preparada em meados dos anos oitenta para ser usada na Educação após o fim da ditadura que assolou o país por duas décadas.

Reli o livro entre ontem e hoje para fazer esta postagem convidando leitoras e leitores e lideranças sociais do campo da esquerda e progressistas a lerem o livro sobre o marxismo e trabalharem com o conteúdo nas áreas de formação política dos movimentos populares.

-------------------------

"Ahora este libro llega a manos de los lectores. Espero que también lo utilicen grupos de educación popular, de trabajo de base, sindicatos y movimientos sociales. Que sirva para despertar una visión crítica de la sociedad capitalista y un protagonismo político progresista, y que contribuya en la formación de militantes adictos a la utopia libertaria."

-------------------------

Na própria introdução ao livro, Frei Betto explica a origem do texto aos leitores e o porquê de realizar uma edição adaptada em 2019 a partir daquela edição dos anos oitenta - feita para a disciplina escolar de OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Livro para se contrapor aos conteúdos que dominaram a disciplina durante os anos de chumbo. 

Minha edição, autografada, é a que trouxe da Feira do Livro de Havana, uma edição mexicana cujos dados econômicos mundiais estão atualizados até 2022.

Amigas e amigos leitores, se eu fosse fazer citações como faço às vezes em postagens sobre livros, teria que citar muita coisa porque Frei Betto tem o dom de aclarar conceitos. É incrível a capacidade comunicativa do jornalista dominicano.

Sugiro a leitura a todes. Garanto que mesmo pessoas que já lidam com os temas abordados na obra ficarão encantadas com a simplicidade da linguagem para falar de coisas complexas como economia, trabalho, modos de produção, mais-valia, organização social e política das sociedades humanas etc.

Enfim, vou avaliar se escolho algumas citações para incluir na postagem ou não. 

O importante é registrar para vocês a riqueza desta pequena obra sobre a importância do marxismo para a atualidade. (Eita, dei spoiler da resposta ao título do livro...)

Abraços e bons estudos!

William Mendes


Bibliografia:

BETTO, Frei. ¿Todavía es útil el marxismo? - Traducción de Paula Abramo. México, 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário